Das 295 cidades de SC, 95 têm menos de 87,01% do eleitorado com biometria coletada. O percentual representa o índice nacional de biometria registrado pela Justiça Eleitoral.
Entre os 95 municípios que estão “no vermelho”, cinco têm os menores percentuais de biometria coletada até o momento (veja lista abaixo). A menor proporção de eleitores que cadastraram rosto e impressões digitais no cadastro eleitoral está em Praia Grande, no Sul do Estado, onde apenas 62,54% dos eleitores têm biometria.
O índice de biometria do Estado como um todo, no entanto, é de 87,94%, acima do número registrado nacionalmente.
O coordenador de Gestão do Cadastro Eleitoral do TRE-SC, Carlos Valério Gerber Wietzikoski, afirma que os cinco municípios com os menores índices somam 10 mil pessoas sem dados biométricos.
São locais sem sede de cartório eleitoral, situação que exige o deslocamento da população a outros municípios. Por essa razão, a Justiça Eleitoral catarinense, preocupada com o exercício da cidadania por todas as pessoas, implementou o programa ‘Justiça Eleitoral em Movimento’ — explica.
Segundo o TRE-SC, os municípios com os maiores índices são os que concluíram a revisão do eleitorado, época em que todos os eleitores e eleitoras foram convocados para coleta de dados, sob pena de cancelamento do título eleitoral. A medida foi interrompida em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, e não foi retomada. Em vez disso, a Justiça Eleitoral adotou outras estratégias como programa itinerante que leva o serviço de cadastro a cidades onde não há cartórios eleitorais e campanhas de divulgação.
Menores índices de biometria coletada em SC
Praia Grande
Índice de biometria em 62,54%. Com eleitorado total de 6.672 pessoas aptas para votar, 2.499 não possuem biometria;
Urupema
Índice de biometria em 63,42%. Com eleitorado total de 2.488 pessoas aptas para votar, 910 não possuem biometria;
NSC