Notícias

Município decreta situação de emergência em função da estiagem

Foram relatados e levantados dados de perdas da produtividade agrícola, diminuição significativa de volume no curso do Rio das Flores que abastece a cidade com água para consumo humano e também dificuldades para o atendimento de rebanhos e para uso doméstico nas propriedades agrícolas

Diante do cenário agravado pela falta de precipitação nas últimas semanas, os integrantes da Comissão Municipal de Defesa Civil de Guarujá do Sul reuniram-se na última terça-feira (18) para analisar o quadro municipal e deliberar sobre a possibilidade de decreto de situação de emergência.

Foram relatados e levantados dados de perdas da produtividade agrícola, diminuição significativa de volume no curso do Rio das Flores que abastece a cidade com água para consumo humano e também dificuldades para o atendimento de rebanhos e para uso doméstico nas propriedades agrícolas.

Com base nos dados e laudos técnicos elaborados, a comissão formada pelo responsável da Defesa Civil local, Gustavo Di Domenico, o Engenheiro Agrônomo da Epagri, Leonir Dilly, o Secretário de Administração Julio Della Flora, a Assistente Social Adelise de Oliveira, acompanhados do Prefeito Claudio Junior Weschenfelder e do Vice-Prefeito Noé Nauro Benetti, decidiram pela publicação do decreto de situação de emergência na data de 18 de janeiro.

Conforme o Engenheiro Agrônomo Leonir Dilly, o total das perdas econômicas agrícolas em função da estiagem ultrapassa a ordem dos R$ 15 milhões. "As perdas correspondem a vários setores agrícolas. Há perdas ocasionadas pelas altas temperaturas e falta de umidade no solo que não permitem que as plantas realizem seus processos naturais, principalmente na polinização do milho, e as plantações de soja estão apresentando abortamento de vagem e flores. Na pecuária de corte e leite existem perdas associadas à questão de falta de pastagens e as famílias estão com dificuldades para elaborar a dieta das vacas devido à falta de chuva que não permite o crescimento vegetativo ", destaca.

Dilly ressalta ainda que no milho grão e silagem as perdas correspondem 45% nas culturas. Já a soja apresenta perdas de 40%, o fumo 15% e a pecuária de corte e leite tem perdas na ordem de 20% cada.

 

Ascom

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Sábado
Máxima 29º - Mínima 15º
Períodos nublados com aguaceiros e tempestades

Domingo
Máxima 31º - Mínima 21º
Períodos nublados

Segunda
Máxima 26º - Mínima 13º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Terça
Máxima 19º - Mínima 11º
Céu nublado com chuva fraca

Quarta
Máxima 23º - Mínima 12º
Céu nublado com chuva fraca

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.