São Miguel do Oeste -
Política -
29/10/2025 09:52
Pedido feito pelo vereador Adilson Pandolfo sugere ligação entre bairros São Luiz e Sagrado Coração
O vereador Adilson Pandolfo (PT) apresentou uma moção de apelo solicitando a construção de um acesso viário ligando a Rua Colúmbia, no Bairro São Luiz, à Rua Elizabete, no Bairro Sagrado Coração, em São Miguel do Oeste. Ele pede também a análise e autorização ambiental necessárias para a canalização do córrego que atravessa o local, de modo a viabilizar a obra.
O pedido foi aprovado durante a sessão desta terça-feira (28) e foi subscrito pelos vereadores Ana Flávia Moreira, Cris Zanatta, Sisse Velozo, Bufo, Ravier Centenaro, Andréia Rebelato, Vivi De Carli e Borghetti. O documento é destinado ao prefeito, ao secretário de Urbanismo e à coordenadora regional do Instituto do Meio Ambiente (IMA).
Pandolfo aponta que a solicitação “baseia-se na necessidade de ampliar as vias de acesso e saída do Bairro São Luiz, promovendo melhor fluidez do tráfego, mobilidade urbana e segurança viária”. Ele destaca que o município “vem experimentando crescimento populacional e aumento expressivo da frota de veículos, o que demanda investimentos estruturais em novas conexões interbairros para evitar a sobrecarga das vias já consolidadas e melhorar a integração entre diferentes regiões da cidade”.
O vereador ressalta que há a intenção da Administração Municipal de ampliar o trecho de mão única da Rua Marcílio Dias, “via que atualmente é uma das principais opções de acesso do Bairro São Luiz ao centro da cidade”. Essa alteração, embora possa contribuir para a reorganização do trânsito, “tende a dificultar ainda mais o deslocamento dos moradores do Bairro São Luiz e de áreas adjacentes, restringindo o fluxo de saída e entrada de veículos”.
Neste contexto, o vereador Pandolfo afirma que “a construção do acesso pela Rua Elizabete surge como alternativa estratégica e complementar, oferecendo mais um acesso viário que contribuirá significativamente para melhorar a mobilidade urbana, reduzir o tempo de deslocamento e distribuir melhor o tráfego entre os bairros”.
O autor da moção ainda explica que, entre as Ruas Elizabete e Colúmbia, “há um córrego que atualmente interrompe a continuidade da via, dificultando o trânsito local e o acesso de serviços públicos e veículos de emergência”. Por isso, a “canalização técnica e ambientalmente adequada desse curso d'água, observando todas as normas e parâmetros ambientais, é fundamental para viabilizar a ligação entre os bairros, garantindo desenvolvimento urbano sustentável aliado à preservação ambiental”.
O vereador Adilson Pandolfo apela “ao Poder Executivo Municipal para que promova os estudos de engenharia e viabilidade técnica necessários, e ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para que analise, oriente e autorize o procedimento de canalização, viabilizando a obra de forma segura, ambientalmente responsável e urbanisticamente eficiente”.
Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores
----------------------
Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS
(49) 9.9979-0446
/
(49) 3621-4806