Segundo a corporação, a definição da banca organizadora, bem como a publicação de edital e a divulgação do cronograma das etapas do certame devem ocorrer em breve.
O concurso para perito criminal terá 60 vagas, distribuídas em diversas áreas forenses. As oportunidades são profissionais de carreira, essenciais para medicina legal, criminalística, laboratórios e identificação civil e criminal.
“O Governador Jorginho Mello autorizou a abertura deste concurso, que é mais um passo no fortalecimento da segurança pública catarinense. É uma medida essencial para recompor o quadro da Polícia Científica e assegurar a qualidade do serviço prestado à população”, afirmou a Perita-Geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza.
Os detalhes das vagas que serão abertas pelo governo do Estado serão divulgados futuramente. No entanto, é possível ter uma base da remuneração a partir do último concurso para perito criminal realizado em Santa Catarina.
Em 2017, foram abertas 49 vagas para a função, em um concurso organizado pela IESES. Naquele ano, o salário inicial, publicado em edital, foi de R$ 15.820,84. Dentre os critérios, à época, estava formação de ensino superior.
O que faz um perito criminal?
Segundo a Polícia Científica, o trabalho dos peritos é considerado fundamental para o fortalecimento da justiça e da cidadania, oferecendo respostas técnicas que dão suporte às investigações e à promoção da verdade.
Cabe aos trabalhadores dessa função, investigar cenas de crimes e analisar provas materiais coletadas nos locais, através de técnicas e métodos científicos. O trabalho é fundamental para embasar a atuação de outras corporações, como polícias Civil e Militar, e Corpo de Bombeiros.