A vereadora De March (PL) apresentou uma moção de aplauso em reconhecimento ao Grupo Cavalariano Mate Quente, símbolo de “tradição, fé, família, lealdade e coragem”. O documento destaca a trajetória do grupo, fundado em 2013, e sua contribuição para a preservação da cultura gaúcha e dos laços comunitários. A homenagem foi realizada na sessão desta terça-feira (22) da Câmara Municipal de São Miguel do Oeste.
Segundo a moção, o grupo nasceu de "uma prosa simples e verdadeira entre amigos" unidos pelo "compromisso profundo com a honra, a lealdade e a convivência fraterna". A vereadora destaca os primeiros integrantes – como Neori Furlanetto, Silvestre de Oliveira, Leomar DeMarch, Tide Muller, José de Meira, Paulo Cezar (Trentin), Ademir Bavaresco, Sadi Hendty e Reinaldo Alves da Silva –, homens "de caráter firme, coragem no peito e humildade no olhar", que carregam as tradições herdadas.
Composta hoje por 16 famílias, a iniciativa é descrita como um "verdadeiro clã de amizade, garra e serviço ao próximo". O texto enaltece ainda o papel das mulheres, "verdadeiras prendas guerreiras", que sustentam os lares e participam ativamente das atividades do grupo. “São elas o alicerce silencioso e inquebrantável que dá sustentação a toda essa estrutura”, acrescenta De March.
A moção ressalta que, mais que cavalgadas, o Mate Quente promove mutirões, solidariedade e ações coletivas, sempre pautados por simplicidade, respeito e hospitalidade. Com "fé em Deus e amor à família", o grupo é reconhecido como "guardião da tradição" e exemplo de civismo, humildade e resistência cultural.
Ascom