Servidores da Casan realizam nesta entre os dias 13 e 14 de junho, vistorias para avaliar a acessibilidade das fossas, em Descanso. A ação é em preparação ao serviço de coleta programada de lodo, que será oferecido pela primeira vez aos moradores. O serviço vai garantir a limpeza periódica das fossas e faz parte do projeto ‘Esgotamento Sobre Rodas’, que está sendo implantado no município.
Em entrevista à Rádio Progresso, o engenheiro químico da Companhia, Alexandre Bach Trevisan, explicou que o projeto está sendo executado em quatro etapas. A primeira delas, já realizada pela prefeitura, foi o cadastro das residências aptas a participar. A segunda etapa está ocorrendo nesta quinta e sexta-feira, com vistoria do acesso às fossas para captação do lodo com caminhões.
Após isso, na terceira etapa, serão traçadas as rotas a serem feitas pelos caminhões limpa-fossas. A quarta e última etapa será o início da recolha e transporte do lodo até a Estação de Tratamento (jardim filtrante), que está sendo construída em Linha Campinas. Trevisan mencionou que a obra segue em ritmo acelerado, com previsão de início dos testes operacionais entre os meses de julho e agosto.
No jardim filtrante, solo e plantas possibilitam a degradação da matéria orgânica (Imagem: Divulgaçao / Casan)
O engenheiro químico enalteceu que o projeto da Casan é inovador e terá grande importância não só para a região Extremo-Oeste catarinense, mas também para estudos das comunidades técnica e científica, visto que o modelo de jardim filtrante em implantação em Descanso é um dos maiores da América do Sul. No jardim filtrante, ao contrário das Estações de Tratamento convencionais, o conjunto de solo e plantas é que possibilita a degradação da matéria orgânica.
Marcos Herbert | Rádio Progresso FM