Santo Antônio é bastante popular, mesmo para aqueles que não são católicos. Ele é conhecido como o santo casamenteiro e é responsável por abrir as festas juninas, cujo Dia de Santo Antônio é comemorado em 13 de junho.
Conhecido como Doutor da Igreja e teólogo renomado, Santo Antônio é disputado por duas cidades de países diferentes e possui o recorde de canonização mais rápida da história da Igreja Católica.
Oração para Santo Antônio
"Ó Santo Antônio, o mais gentil dos santos, teu amor a Deus e tua caridade com suas criaturas, fizeram com que foste digno de possuir poderes miraculosos. Motivada(o) por este pensamento, peço-te que? (formular o pedido)."
"Ó gentil e amoroso Santo Antônio, cujo coração estava sempre cheio de simpatia humana, sussurra minha súplica aos ouvidos do doce Menino Jesus, que adorava estar em teus braços. A gratidão do meu coração será sempre tua. Amém."
Quem foi Santo Antônio
A data de nascimento de Santo Antônio não é precisa, mas tradicionalmente acredita-se que ele tenha nascido em 15 de agosto de 1195, em Lisboa, Portugal. No entanto, ele também é "reivindicado" pela cidade de Pádua, na Itália, onde faleceu em 13 de junho de 1231. Os restos mortais dele estão na basílica de Pádua, o que o torna conhecido como Santo Antônio de Pádua.
A canonização de Santo Antônio ocorreu apenas um ano após sua morte, em 30 de maio de 1232, pelo Papa Gregório 9º. Esse tempo recorde entre a morte e a canonização é atribuído à fama de santidade e à influência como pregador e místico. Santo Antônio foi reconhecido por São Francisco de Assis, que o convidou para ser professor da ordem e contribuir com sua formação teológica avançada.
Embora seja conhecido como o santo casamenteiro, a fama de Santo Antônio nessa área tem origem em histórias lendárias. Uma delas relata um milagre envolvendo uma jovem sem dinheiro para se casar, que rezou para Santo Antônio e recebeu uma ajuda inesperada. Há relatos de que ele também gostava de unir pessoas que tinham afinidades e ajudava aqueles que não tinham recursos para casar.
Nas festas juninas, é comum ter o "bolo de Santo Antônio", e acredita-se que comer um pedaço desse bolo aumenta as chances de encontrar um parceiro no restante do ano. Essa tradição é acompanhada por outras devoções a Santo Antônio, como a colocação de medalhinhas com nome no bolo, com a crença de que quem encontrar a medalha encontrará um par.
Embora seja reconhecido como o santo casamenteiro no Brasil, Santo Antônio é também padroeiro de outras coisas em diferentes lugares, como idosos, marinheiros e grávidas.
Com informações do Uol
::::Veja também::::
► Conheça as principais simpatias para o amor do “Santo Casamenteiro”
► Para encontrar o futuro amor:
Em um dos rituais, a pessoa deve pôr a imagem de Santo Antônio debaixo da cama durante três noites seguidas. Antes de dormir, ela deve imaginar o próprio corpo rodeado por uma luz rosa. No quarto dia, deve preparar um banho de casca de maçã com uma colher de mel pela manhã. Segundo a tradição, basta aguardar que para conhecer rapidamente uma pessoa especial.
Outra simpatia para quem está solteiro é cortar três palmos de uma fita branca e amarrá-la em uma imagem de Santo Antônio. Depois, é preciso rezar e pedir para outro fiel fazer o mesmo procedimento.
► Para acelerar o casamento:
Para quem já está em um relacionamento, há uma simpatia que prevê que a pessoa retire três espinhos de uma rosa vermelha e coloque dentro de um vidro de perfume que costuma usar e que a pessoa amada goste. Depois, deve-se pedir para Santo Antônio remover os obstáculos e usar o perfume sempre que estiver com a pessoa. Além disso, é preciso ter fé que subirá ao altar.
Outro ritual diz que, em 13 de junho, a pessoa deve colocar duas agulhas iguais dentro de uma bacia com água e acrescentar duas colheres de açúcar. No dia seguinte, ela deve ver como estão as agulhas. Caso estejam juntas, é porque a data do casamento está próxima.
► Para ter de volta o ex-companheiro:
A pessoa que deseja o retorno do ex-amor deve acordar cedo, encostar um copo novo de vidro na boca e dizer três vezes o nome do desejado, guardando o copo de boca para baixo durante cinco dias.
Após esse ritual, ela deve lavar o copo no sexto dia e guardar novamente. Em determinada ocasião que se encontrarem e a pessoa amada for conversar, sirva uma bebida para ela no copo em que a simpatia foi feita. A oração do pai nosso para Santo Antônio todas as noites até conseguir o que deseja também faz parte do processo.