Notícias

Sob pressão: 5 estratégias para gerenciar o estresse durante os períodos de prova

Estudar para uma prova pode ser estressante, por isso é necessário estar atento aos cuidados da mente e do corpo

Sob pressão: 5 estratégias para gerenciar o estresse durante os períodos de prova
Foto: iStockphoto/ND

O cenário da sala de aula, marcado pelo silêncio e olhares vidrados nos papéis sobre as mesas, anuncia a chegada do período de provas.

Para além de avaliar o conhecimento adquirido ao longo do semestre, este momento pode ser de muita tensão para alguns estudantes — a pressão pela nota máxima e as comparações se tornam os maiores adversários, minando o foco e a concentração.

O turbilhão de sentimentos gerado durante a preparação do exame pode trazer danos tanto para a aprendizagem quanto para o bem-estar.

“O estresse, por definição, é a condição na qual a gente assume situações as quais o nosso corpo não consegue carregar. As principais causas são os níveis de cobrança, níveis de pressão, o acúmulo de um excesso de atividades, o perfeccionismo e a necessidade de aceitação muito grande”, explica a psicóloga Vanessa Silva Cardoso.

Quando a ansiedade toma conta

Embora um pouco de nervosismo possa servir como um combustível para melhorar o desempenho na prova, a ansiedade excessiva vem acompanhada de uma série de prejuízos no rendimento escolar.

A procrastinação, a dificuldade de concentração e a redução de raciocínio lógico estão entre eles. É preciso observar os sinais e dar a devida atenção desde o início, já que, caso negligenciados, os sintomas podem acarretar uma piora.

“O grande impacto do estresse é que, quando não é feita a pausa necessária, que não é feito um nível de auto-compaixão necessário, ele acaba decorrendo em uma depressão. E a ansiedade, por sua vez, tira o sossego, a possibilidade de viver agora, diminui a capacidade de conexão com o outro e de entendimento”, acrescenta a psicóloga.

“Também traz danos e prejuízos para a memória, uma vez que quando a gente precisa recuperar a memória que foi feita durante os estudos, ela não consegue ser acessada quando o cérebro está muito ansioso.”

5 maneiras de gerenciar o estresse durante o período de provas

1. Organize e planeje

Deixar tudo para a última hora pode causar ainda mais ansiedade, afinal, o prazo está batendo à porta e é preciso revistar o conteúdo visto em sala de aula.

O ideal é criar um cronograma de estudos, distribuindo o tempo de maneira equilibrada entre os tópicos abordados em cada componente curricular.

Dividir as tarefas em pequenas metas pode simplificar o processo, e nada melhor do que dar um check nos objetivos alcançados, não é mesmo?

2. Desenvolva técnicas de estudo

Cada estudante possui sua peculiaridade, então, o que funciona para seu colega talvez não dê certo para você.

Que tal descobrir qual tipo de aprendizagem se adequa ao seu perfil? Seja no estilo visual, auditivo, de leitura ou cinestésico, faça resumos, crie mapas mentais, pratique exercícios e ouça aulas gravadas.

Experimente e veja qual formato é o mais eficaz.

3. Pratique exercícios de respiração

A mente e o corpo estão interligados, portanto, praticar técnicas simples de relaxamento e exercícios de respiração são dicas úteis para reduzir a tensão e a ansiedade antes das provas.

Aqui vai um exemplo: sentado, coloque uma mão no abdômen e outra no peito, respire fundo pelo nariz e expire pela boca. Concentre-se em respirar profundamente, sentindo o abdômen se expandir com o ar.

4. Identifique o problema

Quando a mente está fixada em pensamentos negativos, é fácil cair em um ciclo de pessimismo contínuo.

Embora muitas vezes não seja tão simples, é necessário reconhecer quando essas percepções distorcidas estão dominando e tentar substituí-las por pensamentos mais positivos.

5. Conte com apoio

Não tente enfrentar esse sentimento sozinho. Converse com seus responsáveis, amigos e professores, compartilhando suas preocupações e dúvidas.

Além de aliviar a pressão, eles podem ajudar a reconhecer e fortalecer seus pontos fracos e dar uma mãozinha nos preparativos para a prova.

Lembre-se

Para se desenvolver em sala de aula é preciso muito esforço e dedicação. No entanto, se ainda assim a nota não sair como desejada, lembre-se de que você não é definido apenas por um exame.

“A concentração e o foco devem ser colocados em uma rotina de estudos bem estruturada, com a diminuição de uso de celulares e telas, cuidado com o sono, com a alimentação e com bastante hidratação”, finaliza Vanessa.

 

ND+

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Quinta
Máxima 25º - Mínima 11º
Períodos nublados

Sexta
Máxima 24º - Mínima 10º
Céu limpo

Sábado
Máxima 28º - Mínima 11º
Períodos nublados

Domingo
Máxima 26º - Mínima 15º
Céu nublado com chuva fraca

Segunda
Máxima 21º - Mínima 15º
Céu nublado com chuva moderada

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.