Notícias

Policial Ambiental flagra retirada irregular de araucárias na Serra Catarinense

5 metros cúbicos de madeira serrada da mesma espécie foram apreendidas

Policial Ambiental flagra retirada irregular de araucárias na Serra Catarinense
Foto: Divulgação, PMA

A Polícia Militar Ambiental (PMA) flagrou a derrubada de árvores nativas do tipo araucárias, além de 5 metros cúbicos de madeira serrada da mesma espécie, no interior do município de Cerro Negro, na Serra Catarinense, no sábado (3).

O crime ambiental aconteceu às margens da Estrada Geral da localidade de Serrinha. Após identificarem o crime, os policiais interromperam as atividades e o envolvido, que não possuía a documentação necessária para retirada da árvore, vai responder administrativa e criminalmente.

As multas previstas para esse tipo de crime variam entre R$ 127,20 a R$ 1.590. Dependendo da gravidade, a pessoa pode ser condenada de um a três anos, ou ambas as penas cumulativamente.

Importâncias das araucárias

A araucária é uma árvore típica do bioma da Mata Atlântica, na região Sudeste e Sul do Brasil. Ela é responsável por produzir o pinhão, que movimenta turismo e economias locais em diferentes pontos do Brasil.

As espécies são protegidas por lei e o seu corte depende de autorização ambiental emitida pelo órgão competente. Hoje, está listada como ameaçada de extinção no Brasil devido ao descuido com a regeneração natural da árvore, desmatamento, exploração, e outros meios.
 
NSC
----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Sexta
Máxima 27º - Mínima 17º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Sábado
Máxima 20º - Mínima 12º
Céu nublado

Domingo
Máxima 20º - Mínima 9º
Céu limpo

Segunda
Máxima 22º - Mínima 9º
Céu limpo

Terça
Máxima 23º - Mínima 11º
Períodos nublados

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.