Notícias

Na sua coluna de hoje, Roger Brunetto comenta sobre a Inteligência Artificial

O graduado em Jornalismo e bacharel em Direito esclarece que elaborou sua opinião baseado em várias pesquisas dos que pensam sobre o lado ruim da IA. De analistas a cientistas. Todos renomados. Acrescenta que já começou a pesquisar sobre os que analisam de forma diferente. Ainda, na coluna de hoje, Roger Brunetto, entre várias outras opiniões, aborda situações que envolvem questões emocionais, Novembro Azul, citando algumas informações interessantes, e cita até parte da letra de uma música do saudoso Nelson Gonçalves

Na sua coluna de hoje, Roger Brunetto comenta sobre a Inteligência Artificial
Foto: Joana Linck, 32 anos de idade, é enfermeira com especialização em urgência e emergência. Atualmente trabalha no Hospital Regional do Extremo Oeste. Apaixonada pela área da psicologia que, inclusive, pretende cursar no próximo ano

Essa coluna é uma produção independente e não representa a opinião do veículo de comunicação

 

INTELIGÊNCIA  ARTIFICIAL (consequências) I

A crise social do mundo está vivendo seu paroxismo. E vai se agravar com a Inteligência Artificial. Profissionais de todas as áreas, incluindo os renomados, poderão ser substituídos pela IA.

Recente reportagem do Jornal O Globo destaca que a Inteligência Artificial vai substituir até 80% dos empregos. Na mesma matéria, o responsável por cunhar IA generativa, o matemático Ben Goertzel, prevê que “faltam anos e não décadas” para a IA desenvolver cognitivas humanas.

Os empregados mais remunerados manterão diálogos com os de salários bem inferiores, pois todos estarão no mesmo “barco”. Será uma espécie de união.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (consequências) II

A Inteligência Artificial tem um potencial imensurável. Agora está apenas engatinhando. Será necessária uma coesão social para mudar as leis rápido o suficiente para proteger a humanidade. Muitos ficarão sem emprego. E isso não vai demorar para acontecer.

É preciso ser criada uma renda básica. E com certa urgência. Muitas pessoas, com longa formação, e que hoje são bem remuneradas, agora têm razões para se sentirem inseguras como, no passado, aconteceu aos metalúrgicos com o advento de robôs nas montadoras de carros.

O que está a caminho é o monopólio da produção cultural por máquinas na mão de corporações.  

 

EM TEMPO: Elaborei o comentário baseado em várias pesquisas sobre os que pensam o lado ruim da Inteligência Artificial. De analistas a cientistas. Todos renomados. Já estou pesquisando, com pessoas das mesmas áreas, e, igualmente conceituadas, que analisam de forma diferente e, principalmente, não de maneira tão catastrófica.

O QUE VALE É AGIR I

Já manifestei nesse espaço que não acredito em destino. Nós somos os responsáveis pelo que nos acontece.

É claro que existem fatalidades. Mas são fatalismos. Não há nada a fazer. No mais, nós que moldamos nosso amanhã, conforme nossas ações de hoje.

Aliás, tem um ditado popular que, lamentavelmente, é muito proferido que diz que “o futuro a Deus pertence”. Essa idiotice se destaca na turma dos adágios inúteis. É uma ofensa a Deus.  Isso é bem coisa de ineptos que os néscios da vida acreditam.

:::Acesse e confira mais artigos:: 

O QUE VALE É AGIR II

Não estou sugerindo que devemos desmerecer o otimismo.  Penso, porém, que o suor no seu rosto é imensamente mais poderoso do que “pensamento positivo”.

Algumas pessoas precisam agir e parar de arrumar desculpas para a falta de vontade.  Sigam o conselho de Thomas Edson: 1% inspiração. 99% transpiração.

SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM O EMOCIONAL I

Questões que atingem o emocional são complexas, principalmente quanto as reações diante de infortúnios, perdas e por aí vai. A maioria das pessoas sofre. Mas por um determinado tempo. Depois é bola pra frente. E assim é que tem que ser.

O emocional de outras, porém, é suscetível e, consequentemente, se perturbam mais facilmente. Têm dificuldades de assimilar algo que lhes afetou. Abalam-se mais facilmente. E basta mais uma ou duas situações complicadas para deixarem a decepção as dominar.

Várias até se recuperam, mas só depois de prolongado tempo. Outras ficam com sequelas. E, infelizmente, algumas abraçam o desânimo e acabam vivendo por viver. Não sei o que dizer. Isso é com psicólogos, psicanalistas e psiquiatras.

SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM O EMOCIONAL II

Acredito, no entanto, que se trata mesmo de intenso sofrimento e não tem nada a ver com fingimento como alguns “donos da razão, mas que, na verdade, não são donos nem das próprias cuecas” dizem. E geralmente os que proferem essas asneiras são os mais ignorantes, que não entendem absolutamente nada.

Além deles, há os maldosos que são viciados pelo prazer que o tormento alheio lhes proporciona. Fazem parte da turma dos seres repugnantes que se não tivessem nascido o mundo seria um lugar bem melhor.       

NOVEMBRO AZUL

Estamos no mês que tem como principal objetivo o de alertar para a importância da realização do exame do câncer de próstata. O mais frequente entre os homens depois do câncer de pele. É a segunda maior causa de mortes por câncer nos homens. É assintomático. Quando detectado na fase inicial, a possibilidade de cura ultrapassa 90%. 

O exame de sangue (PSA) serve como indicativo. Se o nível estiver elevado, deve-se suspeitar de câncer de próstata. Deve-se ser feito a partir dos 50 anos de idade. No entanto, para homens com histórico familiar, é recomendado que realizem o teste a partir dos 40 anos. O mesmo se aplica aos homens de raça negra.

Importante enfatizar que nem sempre o PSA substitui o exame de toque. O ideal é que ambos sejam realizados uma vez ao ano. Mas cada caso é um caso e tudo depende da avaliação do urologista.

Um mito é que homens que passam a maior parte do tempo sentados têm maior pré-disposição. Hemorroida também não tem ligação.  Por outro lado, acordar várias vezes para urinar pode ser um fator de risco.  

A melhor prevenção, a exemplo do surgimento de outras doenças, é manter uma alimentação saudável, controlando o excesso de gordura e açúcar. Não fumar e evitar bebidas alcoólicas, além de praticar exercícios físicos. 

“NEGÓCIO DE OCASIÃO” 

Vende-se vestido de noiva. Compre e ganhe descontos progressivos. 10% no aluguel do vestido da noiva. 20% no traje dos padrinhos. 30% no aluguel da batina do padre e 50% na contratação dos advogados para o divórcio.  

Showroom e “dress drive” na Praça Santo Antônio Casamenteiro, s/n. 

O VERDADEIRO MOTIVO É OUTRO

Há pessoas que quando sofrem um revés ficam demasiadamente tristes e abatidas. Choram, lamentam e exageram na lamúria. Se tornam desesperançadas.

Só que o verdadeiro motivo do sofrimento é outro. É a melancolia. Os melancólicos sentem prazer na tristeza. Trancam-se no quarto e ouvem canções depressivas. Ficam alegres ouvindo músicas tristes.

O que lhes aconteceu, que alegam ser o motivo da dor que sentem, tem uma participação de, jogando alto, 30%. Entendo que melancolia é um transtorno. Ou, quem sabe, um vício. Uma estranha dependência. Mas que tem tratamento e é curável. 

“ALGUMAS MULHERES”

Parafraseando Nelson Gonçalves: “A mulher quando é jovem e bonita jamais acredita poder tropeçar. Quando os espelhos lhe dão conselhos é que procuram em quem se agarrar”.

Várias mulheres esculturais no passado esnobavam e esculachavam. Desmereciam, inelegantemente, pretendentes. Esnobavam de homens que as cortejavam, sempre julgando ser merecedoras de “coisa melhor”.  Não raro, debochavam de mulheres não belas fisicamente.  

Esqueceram que o tempo desvanece muitas coisas. Entre elas a beleza. E quando isso acontece a situação se altera.  Ontem escolhiam. Hoje apelam para ser escolhidas.  E aí trocaram a arrogância pela humildade.

Neste contexto me vem à memória a citação da cantora de ópera Sophie Arnould. Ela observou, com muita propriedade, ainda no século XVII, que “a maior parte das mulheres ‘galantes’ se entregam a Deus quando o diabo já não as quer”.

MAIS UM LIVRO

O escritor de São Miguel, o advogado e jornalista, Ageu Vieira, lança, no dia 15 de fevereiro de 2024, dentro das comemorações dos 70 anos do município, um livro especial, que conta a história desde antes da fundação da Vila Oeste, até os dias atuais. O lançamento estará incluído na programação da FAISMO e deverá ser realizado no Parque de Exposições Rineu Gransotto.

A obra literária, com a assinatura técnica da Editora Appris, uma das maiores editoras acadêmicas do Brasil, tem o prefácio escrito pelo mestre em Direito e vice-reitor da Unoesc, campus de São Miguel, o professor e advogado Vitor Carlos D´Agostini.

“Vila Oeste, uma história de bravura e pioneirismo, mostra fotos históricas restauradas e colorizadas, num trabalho inédito de resgate histórico de São Miguel”, menciona Ageu Vieira.

O advogado, jornalista e escritor, Ageu Vieira, lança mais um livro em fevereiro do próximo ano, durante a FAISMO

 

PODER VAGABUNDO

Fique atento. Estar a salvo não é se salvar. É aguardar pela salvação. E do jeito que caminha a humidade muitos serão aniquilados pelos inescrupulosos, egoístas, miseráveis do poder, que acreditam que, para eles, a morte nunca chegará. 

FICA A DICA

Continue farreando demasiadamente e dizendo que sua vida está “do jeito que o diabo gosta” que em pouquíssimo tempo você vai fazer farra com ele. No fogo do inferno. Só que as festas por lá acontecem em fornalhas ardentes, com choro e ranger de dentes.

SERES REPULSIVOS

Há pessoas que são más. E não tem jeito. Está no DNA. Até mudam, mas sempre para pior. Buscam o prazer nas atrocidades que cometem.

Entre essas sujidades estão os que matam animais, geralmente gatos ou cachorros, de estimação. O método mais utilizado, por essa gentalha, é os envenenando. E isso não é raro. Muito pelo contrário. Covardes da pior estirpe. Vermes valem mais do que vocês. Nada justifica tamanha perversidade.

No caso, do bicho estar, digamos, invadindo o terreno ou algo do tipo, basta dialogar com o dono do animal. Aliás, animais são essas crueldades humanas. Mas, enfim, expor a situação, buscar uma solução pacifica. 

Só que quem é do mal não quer conversa. Quer atrocidade. Os crápulas andam abraçados com a animosidade. O inferno é pouco para vocês.

Isso nunca ocorreu comigo ou com algum membro da minha família. Mesmo assim, sinto imensa compaixão por aqueles que os animais de estimação foram vítimas desse tipo de maldade.

NAS ENTRELINHAS

Num mundo que os iguais admiram os desiguais e os desiguais querem ser iguais é complicado interpretar a intenção tanto de um como de outro. Não precisa desenhar, né?

E COMO DISSE O ILUSTRE (o cafajeste)

Quem nasceu para ser pipoca nunca será Doritos. 

HÁ DEZ ANOS

O Reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, ocupará a cadeira nº 35 da Academia Catarinense de Letras Jurídicas. A posse ocorrerá em 2014, mas a aprovação do nome de Cimadon foi informada nesta semana pelo acadêmico e presidente da entidade, Cesar Luiz Pasold.

A Academia Catarinense de Letras Jurídicas foi criada em dezembro de 2012 e instalada oficialmente em abril deste ano. É composta por 40 cadeiras, cada uma delas tendo o respectivo patrono, nome ilustre da área jurídica na história catarinense. A cadeira que será ocupada pelo Reitor da Unoesc tem como patrono Dante Martorano: advogado, pesquisador do Direito, ensaísta, cronista e historiador.

Cimadon é graduado em Filosofia e em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e em Direito pela Unoesc. Tem mestrado em Educação pela PUC-RS e em Direito pela UFSC, além de doutorado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí. É professor universitário desde 1977, quando ingressou na Unoesc, e desde então também ocupa funções de liderança nessa instituição, onde está em seu quarto mandato como Reitor, terceiro consecutivo.

Já publicou dezenas de trabalhos científicos, cinco livros de sua autoria e sete em coautoria. Entre os títulos de sua autoria estão “Autonomia dos Estados Federados e Direito Educacional”, da Editora Conceito (2007), e “A Natureza Jurídica das Fundações Criadas pelo Poder Público”, da Editora Unoesc (2002).

O SOM

“Nós estamos indo bem. E não precisamos ser avisados de que estamos indo bem, pois não vamos nos deixar controlar. E não precisamos nada de vocês. E não vamos ser comprados e vendidos como vocês”. Parte da letra de ‘Hero Underclass’ – Sum 41. 

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Quinta
Máxima 26º - Mínima 9º
Períodos nublados

Sexta
Máxima 29º - Mínima 19º
Períodos nublados

Sábado
Máxima 24º - Mínima 8º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Domingo
Máxima 10º - Mínima 6º
Céu nublado com chuva fraca

Segunda
Máxima 14º - Mínima 6º
Céu nublado

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.