Um vídeo que mostra outro ângulo dos estragos causados pelo tsunami meteorológico que atingiu a costa de Laguna, no Sul de Santa Catarina, no sábado (11), também revelou que o fenômeno alcançou um restaurante perto da praia e assustou clientes (assista acima). Diversos carros foram arrastados.
O caso aconteceu na Praia do Cardoso no fim da tarde. Nas imagens é possível ver mais de 10 veículos sendo "engolidos" pelas ondas, além de adultos e crianças correndo e assustados com a situação.
A praia estava cheia de turistas que aproveitaram o dia de sol na cidade. Quando a maré baixou, pescadores correram para ajudar banhistas. De acordo com o pescador Marcio Goulart Nascimento, documentos e outros objetos se perdera
O que é o fenômeno?
O tsunami meteorológico ocorre quando uma quantidade de nuvens carregadas e fortes ventos avançam rapidamente sobre o mar e formam uma grande onda que chega até a praia. Ele está normalmente está atrelado a algum sistema meteorológico, como linhas de instabilidade, como foi o caso desta ocorrência, segundo a Defesa Civil. Por esses fatores, inclusive, é de difícil previsão.
Os especialistas explicam que, apesar do nome, o que ocorreu em Santa Catarina é diferente do tsunami, que é provocado por abalo sísmico (terremoto) e normalmente tem poder destrutivo maior.
"Uma mudança brusca do vento, e têm que ser ventos que já estão em velocidades altas e também uma queda repentina e brusca da pressão atmosférica e pode estar associado. Foi o que aconteceu, estar associado a ondas maiores. Esses três fatores: vento, pressão atmosférica e ondas grandes combinados, mesmo que distantes, podem causar o tsunami meteorológico", explicou Mauro Michelena Andrade, professor de oceanografia.
Outros casos em SC
O tsunami meteorológico foi registrado poucas vezes no Brasil, sendo em outras duas vezes em Santa Catarina: em 2019 em Florianópolis e em 2014 em Balneário Rincão.
G1