A Câmara de Vereadores aprovou em primeiro turno, nesta terça-feira (25), o Projeto de Lei 50/2021, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação do Fundo Municipal de Direitos do Idoso do Município de São Miguel do Oeste. A finalidade é facilitar a captação, o repasse e a aplicação dos recursos destinados ao desenvolvimento das ações de atendimento à pessoa idosa, considerada assim aquelas com mais de 60 anos de idade, em conformidade com o Estatuto do Idoso (Lei Federal nº 10.741/2003).
O texto prevê que o Fundo será gerenciado pela Secretaria Municipal de Assistência Social; que o fundo é constituído de programas, dotações orçamentárias, recursos financeiros, ativos e passivos. Também prevê que o orçamento do Fundo Municipal de Direitos do Idoso integrará o Orçamento Geral do Município.
O texto estabelecer garantia de prioridade à pessoa idosa, como atendimento preferencial em órgãos públicos e privados, preferência na formulação e execução de políticas sociais públicas específicas, destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso, viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso, priorização do atendimento do idoso por sua própria família, capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços aos idosos.
Por fim, o texto veda a execução física e financeira de projetos, programas e ações que não forem analisados, avaliados e aprovados pelo Conselho Municipal do Idoso. O projeto também autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal, por meio do Fundo Municipal de Direitos do Idoso, a celebrar termo de convênio, termo de doação, termo de cessão de uso, contratos e outros instrumentos avençatórios objetivando especificamente a proteção e promoção da pessoa idosa.
Outra matéria aprovada em primeiro turno é o Projeto de Lei 51/2021, de autoria de Paulo Drumm (PSD), que declara de utilidade pública a Associação de Pais e Professores da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Padre José de Anchieta, com sede na Linha Dois Irmãos. A APP tem a finalidade de promover a integração escola e comunidade, contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, participar na execução, avaliação e reelaboração do projeto político pedagógico da escola, instituir a gestão democrática; colaborar com a equipe gestora, com professores e outras entidades organizadas da escola; atuar como órgão representativo e organizador da comunidade escolar; promover campanhas, atividades sociais e outras; cooperar na conservação do prédio, equipamentos e da unidade escolar; incentivar a criação e atuação do Grêmio Estudantil e atuar junto com o Conselho Deliberativo; administrar os recursos de subvenções, doações e arrecadações da entidade; e administrar os serviços essenciais de limpeza e manutenção da unidade escolar através de voluntariado.
DOAÇÃO DE COMPUTADORES
SEGUNDA VOTAÇÃO