Estudantes da rede municipal de ensino de Chapecó, no Oeste catarinense, que possuem deficiência visual receberão dispositivos de visão artificial de última geração para melhorar a autonomia no cotidiano escolar. O equipamento, chamado OrCam, é acoplado ao óculos do aluno e, de forma instantânea, converte textos em áudio com ajuda da inteligência artificial.
A ideia vai facilitar o acesso à informação e a interação com o ambiente para alunos com cegueira ou baixa visão.
De acordo com a Secretaria de Educação do município, na terça-feira (06), haverá um evento para formação e treinamento no auditório, destinado aos estudantes, professores e familiares contemplados com os dispositivos. O objetivo é capacitar os beneficiários para o uso adequado dos dispositivos, explorando todas as funcionalidades disponíveis.
Investimento
Conforme a administração, o investimento realizado para a aquisição dos dez dispositivos OrCam foi de R$ 171.264,30, com cada dispositivo avaliado em mais de R$ 17 mil.
O uso dos dispositivos será em regime de comodato, ou seja, os beneficiários poderão utilizá-los gratuitamente por um tempo determinado. Ao final do prazo, os dispositivos deverão ser devolvidos nas mesmas condições de uso.
Ascom