O Linha Direta, programa da Rede Globo apresentado por Pedro Bial, vai trazer o caso do serial killer que matou o professor de 35 anos Robson Olívino Paim, em abril de 2021 em Abelardo Luz, no Oeste catarinense, nesta quinta-feira, dia 1º.
O programa resgata a trajetória de crimes cometidos por José Tiago Correia Soroka no Sul do país, preso e condenado a 130 anos. Além de Robson, o criminoso matou David Levisio, enfermeiro no Paraná, e Marcos da Fonseca, estudante de medicina.
O programa conta com depoimentos de familiares das vítimas, de testemunhas que conseguiram escapar do assassino, e do psicólogo e perito criminal, Guilherme Bertassoni da Silva, que traça um perfil sobre o psicopata, cujos crimes chamaram a atenção da polícia há dois anos.
O criminoso escolhia as vítimas através de aplicativos de encontro e sites de relacionamento, combinava o encontro na casa deles, e surpreendia as vítimas sempre de forma semelhante, com golpe mata-leão e sufocamento.
Os crimes eram cometidos no mesmo dia da semana, nas terças-feiras. As vítimas eram todos homens, jovens e gays.
Após a investigação policial, Soroka foi localizado e preso no Paraná , sendo condenado em primeira instância a mais de 130 anos de prisão, com o agravante da homofobia.
Com informações da Revista Quem
Releembre o caso
Familiares encontraram um homem morto na noite do dia 17 de abril de 2021, no Bairro Santa Luzia, em Abelardo Luz. O corpo estava em cima da cama. A principal suspeita é de latrocínio (roubo seguido de morte), já que o carro do homem, um Ford Ecosport, não foi localizado na garagem.
A vítima foi identificada como Robson Olívino Paim, de 35 anos. Ele era professor universitário, com doutorado em geografia, e trabalhava na Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS, campus de Erechim (RS). A universidade emitiu uma nota de pesar (leia mais abaixo).
A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência por volta das 20 horas de sábado. No local, em diálogo com os familiares, foi constatado que a vítima estava sobre a cama, já sem sinais vitais.
Um laudo cadavérico deverá confirmar a causa da morte, mas uma das hipóteses é que tenha ocorrido por asfixia. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o caso.
Segundo o jornal O Falcão, o corpo de Robson é velado no Centro Comunitário da Igreja Matriz de Abelardo Luz. O sepultamento está marcado para as 16 horas deste domingo, no Cemitério Municipal de Abelardo Luz.
Acusado de matar professor em Abelardo Luz é preso no PR
Foi preso na manhã de sábado, dia 29 de maio de 2021, José Tiago Correia Sorokaba, acusado de matar o professor universitário Robson Olivino Paim, em Abelardo Luz. O corpo da vítima foi encontrado por familiares no dia 17 de abril deste ano.
Além de Robson, José Tiago é acusado de matar e roubar outras duas vítimas. Para a polícia, ele é um serial killer (assassino em série). A prisão ocorreu em Curitiba, na região do Capão Raso. De acordo com a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), ele deve ser ouvido na delegacia ainda na manhã deste sábado.
Segundo a delegada do caso, Camila Cecconello, a polícia recebeu a informação da localização do suspeito na noite de sexta-feira, dia 28, e passou a monitorar a pensão onde o homem estava. A polícia ainda informou que José Tiago não resistiu à prisão.
Familiares encontraram o corpo do professor universitário na noite do dia 17, no Bairro Santa Luzia, em Abelardo Luz. O corpo estava em cima da cama. Robson tinha 35 anos. Ele era professor universitário, com doutorado em geografia, e trabalhava na Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS, campus de Erechim (RS).
Identificação do acusado
A polícia informou ter identificado o suspeito através de uma quarta vítima, que sobreviveu a um ataque do homem, e com ajuda de câmeras de monitoramento. Segundo a DHPP, o homem não chegava a ter relação sexual com as vítimas. Ele matava as pessoas por sufocamento, também informou a polícia.
O perfil das vítimas era sempre o de jovens gays, que moravam sozinhos, relatou ainda a DHPP. José Tiago marcava os encontros por aplicativos de relacionamento e, ao chegar, esperava o momento certo para agir. Segundo as autoridades, a vítima que sobreviveu sofreu a tentativa de homicídio no dia 11 de maio.
A delegada Camila Cecconello também informou que o suspeito ia até a casa das vítimas, pegava a pessoa desprevenida e, em seguida, dava um mata leão, a sufocava com travesseiro ou coberta e levava os pertences da vítima após o homicídio.
A polícia informou que ainda não sabe o motivo dos crimes. Para a DHPP, os assassinatos podem se tratar de latrocínio (roubo com morte), porque o rapaz roubava computadores e celulares das vítimas, mas somente com o depoimento de José Tiago a motivação poderá ser esclarecida.
Homem morou em Abelardo Luz
A polícia informou que José Tiago é de Palmas (PR), mas passou a infância em Abelardo Luz. Atualmente, o suspeito morava em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. Ele saiu do emprego que trabalhava em março, também conforme a polícia.
As autoridades ainda descobriram que José Tiago tem dois filhos. Ele tem passagem por roubo, em 2015 e 2019, e também uma medida protetiva por uma ex-namorada. Além de Robson, o homem é acusado de matar David Júnior Alves Levisio, em 27 de abril, e Marco Vinício Bozzana da Fonseca, no dia 4 de maio, em Curitiba.
Informações Oeste Mais