O município de Jaraguá do Sul, na região Norte catarinense, sediará a 1ª Bienal Internacional do Livro de Santa Catarina. O evento está marcado para os dias 19 a 29 de outubro, em três espaços diferentes.
Com o tema "Como Viver Junto", a Bienal vai ter 11 dias de programação cultural gratuita para todas as idades, com presença de autores brasileiros e estrangeiros, apresentações musicais, teatrais, contações de histórias, debates e estandes de venda de livros.
O evento é promovido pela Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), em parceria com a Prefeitura, Design Produções e Centro Cultural Sociedade Cultura Artística (SCAR)
A estrutura da Bienal vai unir os prédios do Centro Cultural e do Centro Empresarial, com atrações acontecendo ao mesmo tempo nos dois espaços e na área externa.
“A comunidade jaraguaense e toda região tem sido muito receptiva aos eventos culturais da cidade e a Bienal do Livro vai ser uma grande oportunidade para a comunidade presenciar um evento que vai marcar a história do nosso município", destaca Natália Lucia Petry, Secretária de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul.
Conforme a Acijs, além de atividades para o público em geral, como contação de histórias, apresentações teatrais e musicais, conferências e palestras, a ideia é tornar o evento uma referência na literatura para Santa Catarina.
Homenagem
Com cerca de 15 mil descendentes de húngaros, a região de Jaraguá do Sul é a segunda maior colônia húngara no Brasil, atrás apenas de São Paulo. Com isso, o evento homenageará a cultura húngara presente na cidade.
"A literatura húngara é uma das mais potentes do mundo, e o país tem uma história fascinante. A ideia é trazer pelo menos dois grandes nomes da cultura húngara para o evento.", explica Carlos Henrique Schroeder, da Design Produções.
Os detalhes da programação estão em fase final de definição e devem ser divulgados em breve pela comissão organizadora.