Notícias

Em Santa Catarina, saiba quem são os pré-candidatos ao Governo e ao Senado

Até o momento, onze nomes são cotados para concorrer ao governo do estado

Em Santa Catarina, saiba quem são os pré-candidatos ao Governo e ao Senado
Foto: Foto: Montagem Portal Tri

 

Um levantamento realizado apontou quem são os pré-candidatos ao governo estadual e ao Senado por Santa Catarina nas eleições 2022. Vale destacar que os partidos podem mudar as indicações até 5 de agosto, quando acaba o prazo para a escolha de candidatos e candidatas.

Carlos Moisés, governador de Santa Catarina, é pré-candidato à reeleição pelo Republicanos. Formado em Direito e bombeiro militar, cumpre seu primeiro mandato na vida política, após ter sido eleito em 2018 com 70% dos votos em segundo turno. Durante o governo, o político passou por dois processos de impeachment, mas foi absolvido em ambos. Ele é natural de Florianópolis e tem 54 anos.

Foto: Luiz Mário Osório / Portal Tri

Jorginho Mello é um possível pré-candidato a governador de Santa Catarina pelo Partido Liberal (PL). Ele é apontado como um nome provável dentro da movimentação dos aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) - que tenta retomar o poder no estado, depois que o atual governador rompeu com o grupo e deixou o PSL. Mello é natural de Ibicaré, tem 65 anos e é senador. Já foi deputado estadual exercendo quatro mandatos, além de deputado federal por mais dois.

Foto: Reprodução TV Senado / Agência Senado

Pelo Progressistas (PP), o pré-candidato é o senador Esperidião Amin. Foi prefeito, governador e deputado federal. Já concorreu às eleições presidenciais, em 1994. Quando foi eleito senador pela segunda vez, em 2018, disputou a Presidência do Senado, obtendo 13 votos contra o candidato vencedor, Davi Alcolumbre, que obteve 42 votos.

Foto: Reprodução TV Senado / Agência Senado

O senador Dário Berger (MDB) deve migrar para o PSB e se lançar candidato ao governo. Ele tem 65 anos, é natural de Bom Retiro, já foi prefeito de São José entre 1996 e 2004 e de Florianópolis entre 2005 até 2013. É atualmente senador - se ele for mesmo disputar o comando de Santa Catarina, os três senadores do estado podem ser concorrentes.

Foto: Luiz Mário Osório / Portal Tri

O Partido Social Democrático (PSD) tem uma disputa interna com três possíveis nomes: João Rodrigues, Napoleão Bernardes e Raimundo Colombo. O primeiro é o atual prefeito de Chapecó e já foi deputado federal por dois mandatos, além de deputado estadual e prefeito de Pinhalzinho. Em agosto de 2017, João Rodrigues votou contra o processo em que se pedia abertura de investigação do presidente Michel Temer, ajudando a arquivar a denúncia do Ministério Público Federal. Ele tem 54 anos e é natural de São Valentim (SC). Napoleão Bernardes também disputa a indicação pelo PSD. Ele tem 39 anos, natural de Blumenau, município no qual já foi prefeito. O terceiro concorrente é o ex-governador de Santa Catarina Raimundo Colombo. Ele tem 67 anos, é natural de Lages, já foi prefeito no município, senador, deputado federal e deputado estadual. Responde pela Coordenação de Estudos Políticos da Fundação Espaço Democrático do PSD.

Fotos: Reprodução TV Câmara / Arquivo Pessoal / Reprodução NSC TV

Quem também aparece na disputa, pelo União Brasil, é Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis. Ele é advogado, de 49 anos. No estado, o partido estuda uma possível aliança com PSD e Podemos.

Foto: Divulgação Gean Loureiro

Décio Lima (PT), ex-prefeito de Blumenau, pode tentar repetir a dose. Ele concorreu ao cargo em 2018, sendo derrotado pelo atual governador. Foi três vezes deputado federal. É advogado, de 61 anos, natural de Itajaí (SC).

Foto: Divulgação Décio Lima

Ex-prefeito de Lages e ex-deputado federal, Fernando Coruja é cotado como candidato ao governo pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). É médico, de 67 anos, e já foi secretário de Saúde de Florianópolis.

Foto: Reprodução TVAL / ALESC

Senado Federal

Até o momento, poucos nomes foram definidos como pré-candidatos ao Senado pelos partidos. Dário Berger está no último ano de mandato e pode disputar a reeleição, caso não viabilize sua candidatura ao governo.

Entre os prováveis candidatos está Kennedy Nunes, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Atualmente deputado estadual, é o presidente estadual do PTB e vice-presidente da sigla em território nacional. Anteriormente, o político estava no PSD. Nunes faz parte de um movimento nacional chamado "acorda Senado", criado por setores religiosos e conservadores.

Há uma expectativa sobre a possível candidatura do empresário Luciano Hang, pelo Partido LIberal (PL). No entanto, nada foi definido. Há interesse da parte do presidente Bolsonaro na candidatura de Hang e sua filiação ao PL. O empresário sonda outros dois partidos: Republicanos e Patriotas.

Foto: Reprodução TV Senado / Agência Senado

O primeiro turno da eleição de 2022 está marcado para acontecer no primeiro domingo de outubro, dia 2. E, caso seja necessário, o segundo turno será realizado no dia 30 do mesmo mês.

Fonte: CNN Brasil
Edição: Luiz Mário Osório - Portal Tri

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Quarta
Máxima 20º - Mínima 7º
Períodos nublados

Quinta
Máxima 21º - Mínima 9º
Períodos nublados

Sexta
Máxima 22º - Mínima 8º
Períodos nublados

Sábado
Máxima 23º - Mínima 9º
Períodos nublados

Domingo
Máxima 23º - Mínima 11º
Céu nublado

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.