Uma carreta com um motorista amarrado a explosivos interditou completamente o Rodoanel Mário Covas, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, na manhã desta quarta-feira (12). A ocorrência teve início por volta das 4h, no km 44 da pista, e mobiliza diversas forças de segurança, incluindo o Esquadrão Antibombas do GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais).
De acordo com a SPMar, concessionária responsável pela via, e a Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), o motorista acionou o centro de controle da rodovia relatando ter sido vítima de um assalto seguido de sequestro. Ele afirmou que criminosos o obrigaram a atravessar o veículo na pista e o deixaram preso a fios ligados a bombas caseiras.
As primeiras informações indicam que o homem teria sido abordado por três indivíduos. Segundo a Artesp, o motorista está consciente, mas desorientado, e permanece dentro da cabine da carreta, que apresenta o para-brisa quebrado.
A Polícia Militar, no entanto, também apura a possibilidade de o motorista estar em surto psicótico. O GATE foi acionado e atua no local, com apoio aéreo do helicóptero Águia.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou, em nota, que o trecho da SP-021 está totalmente interditado como medida preventiva. Todas as faixas e o acostamento foram bloqueados, e o congestionamento já ultrapassa os 20 quilômetros.
O motorista da carreta, segundo a concessionária, seguia do Acre em direção a São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. As autoridades seguem mobilizadas para garantir a segurança da população e esclarecer as circunstâncias do caso.
ClicRDC