De acordo com o órgão, áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão favorecem a formação de tempestades isoladas, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Apesar de isolados, os temporais podem ser intensos em alguns pontos, representando risco moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde para ocorrências como alagamentos, queda de galhos e destelhamentos.
A partir da tarde deste sábado, as instabilidades devem avançar pelas áreas de divisa com o Paraná, concentrando-se entre o Oeste e o Norte catarinense até a manhã de domingo, dia 2. Já entre a tarde de domingo e a madrugada de segunda-feira, a chuva avança em direção ao Sul do estado, com possibilidade de novos temporais nas regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.
A Defesa Civil orienta a população a buscar abrigo durante os temporais, evitando permanecer próximo a janelas, árvores, placas, muros e postes de energia. Em casos de alagamentos, a recomendação é não atravessar ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos.
Em caso de emergência, o órgão reforça que os moradores devem acionar a Defesa Civil no 199 ou o 193 para Corpo de Bombeiros.
Oeste Mais