Dados apresentados pela AMD, Intel e pelo Ministério do Comércio da Coreia do Sul apontaram que a venda de processadores e memória para computador estão caindo de forma significativa. O recuo no mercado tem sido maior que o esperado pelas empresas e investidores do setor.
Os números apresentados pelo Toms Hardware na última terça-feira (20) mostram que as vendas caíram de 348,8 milhões em 2021 para 305,3 milhões em 2022, representando uma queda de 12,8% se comparado com o mesmo período do ano passado.
Os relatórios de vendas de computadores apresentados pelo portal se basearam em diversos fatores diferentes. Entre eles, em análises recentes apresentadas por alguns fabricantes e por previsões de vendas de empresas como a AMD e a Intel.
Consciente do recuo apresentado no mercado nos últimos meses, a Intel revelou no início deste ano que o prognóstico era de que a venda de computadores caísse cerca de 10% se comparado com o ano anterior, com uma possível recuperação já no segundo semestre deste ano.
A AMD, entretanto, estava um pouco mais pessimista que a concorrente. Para eles, era esperado uma queda nas vendas um pouco maior se comparado com o ano anterior. De qualquer maneira, a postura das duas empresas já mostrava que a perspectiva para este ano não era das melhores.
Números preocupam Coreia do Sul
Contudo, o Barrons revelou que executivos das duas empresas foram ouvidos pelo analista Stacy Rasgon, da Bernstein. De acordo com eles, o mercado e a venda de computadores estava pior que aquilo que era esperado no início deste ano.
As vendas de CPUs são um dos principais indicadores da indústria sobre a saúde do mercado de computadores em todo o mundo. Outros fatores também são considerados, como o ganho dos fornecedores de memórias. Juntos, eles servem como prognóstico daquilo que pode ser esperado no mercado de PCs.
Em agosto deste ano, as remessas da DRAM caíram 24,7% se comparado com o mesmo mês do ano passado. Entre os motivos para a redução está a demanda menor por computadores na Europa e nos Estados Unidos, além de bloqueios vindos da China por conta do Covid-19.
O mesmo foi visto na Coreia do Sul, que viu a venda das DRAM cair 7% se comparado com o ano anterior. Esta é tida como uma notícia ruim para a Coreia, tendo em vista que as exportações de tecnologia representam cerca de um terço das exportações do país.
adrenaline.com.br