A Câmara de Vereadores aprovou nesta quinta-feira (8) uma moção de aplauso pela passagem do Dia do Advogado, comemorado em 11 de agosto. A proposição é de autoria do vereador Paulo Drumm (PSD), que parabeniza a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de São Miguel do Oeste, em nome de todos os advogados e advogadas, pela passagem da data.
O vereador destaca que a escolha da data remete ao dia em que foram instituídas, no ano de 1827, as duas primeiras faculdades de Direito do Brasil, a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, que foi transferida para a cidade de Recife em 1854. “Dessa forma, a comemoração do Dia do Advogado no Brasil é, antes, uma celebração sobre o início do ensino das disciplinas jurídicas em solo brasileiro”, destaca Drumm.
“A data é especial para o trabalhador formado em Direito, principalmente para o advogado e a advogada, profissionais que buscam a justiça, garantindo direitos fundamentais à manutenção da democracia como a ampla defesa e o contraditório, e são a voz daqueles que sozinhos não podem se defender”, acrescenta o vereador. A moção, que foi subscrita pelos demais vereadores presentes, é destinada ao presidente da subseção local da OAB, Guilherme Nardi Neto.
Nardi, em sua manifestação, agradeceu a homenagem em nome dos quase 800 advogados membros da subseção local da OAB. Destacou que a advocacia é um chamamento, e que esse chamado é o que mantém os advogados vivos. Disse que a OAB possui 28 comissões, que estudam os mais variados ramos do Direito, e colocou-as à disposição da Câmara de Vereadores.
Ascom