Em um depoimento, a jornalista Christine Organ explicou a intenção das pessoas ao dizer para que mães aproveitem mais seus bebês. "Com o tempo, é como se filtrássemos as experiências em uma peneira. Os momentos difíceis ficam no passado e só as boas lembranças ficam", escreveu
Os primeiros anos de vida com o bebê não são fáceis. Noites sem dormir, choros a toda hora, birras em lugares públicos... E, ainda assim, enquanto tentamos equilibrar tantos pratinhos, sempre aparece alguém com comentários do tipo: "Você vai sentir falta dessa fase".
Assim como tantas outras mães, a jornalista Christine Organ nunca aceitou bem esse tipo de opinião. Até que seus filhos cresceram e ela entendeu o que os outros queriam dizer. Em um depoimento ao site Motherly, ela falou sobre suas descobertas. "
Quando as pessoas dizem isso, não é porque esquecemos como é difícil, mas porque, apesar de todos os desafios, também fomos profundamente felizes", escreveu.
Veja o depoimento completo:
"Aproveite. Passa tão rápido. Você vai sentir falta dessa fase.
Quando meus filhos eram menores, eu costumava ficar sem graça sempre que alguém me dizia essas coisas, porque esses comentários geralmente vinham durante ou logo depois de algum momento caótico.
Mas agora que já passei dessa fase, entendi por que tantos pais falam isso. Porque quando olho para trás, percebo o quanto realmente gostei da época em que eram menores. Gostei de tanta coisa. E finalmente entendi o que as pessoas querem dizer com esses comentários clichês (e claramente inúteis).
Talvez quem diz isso esteja apenas sentindo falta de quando a maioria dos problemas de seus filhos poderia ser resolvida com comida ou com uma soneca. Talvez esteja apenas sonhando em ter um outro bebê e, por alguma razão, não pode mais. Talvez esteja apenas sentindo saudade dos filhos que já saíram de casa. Talvez esteja sentindo falta de ser a pessoa favorita do seu filho.
Revista Crescer