Na noite de quarta-feira (01) de junho, nas dependências do Ginásio de Esportes Adelino Mangini em Dionísio Cerqueira, ocorreu a Formatura do Proerd 2022.
O projeto é promovido pela Polícia Militar de Santo Catarina, em parceria com Secretaria de Educação de Dionísio Cerqueira. O mesmo comtemplou alunos do 5ª ano do ensino fundamental das escolas estaduais e municipais.
Conforme nota divulgada pela Secretaria de Educação, o Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado, que além de sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.
A noite foi especial, um grande publico acompanhou a solenidade, que contou com certificação para os alunos, além da escolha das melhores redações desenvolvidas pelas turmas participantes do projeto.
Na ocasião 207 alunos se formaram no projeto, o Portal Tri fez a cobertura do evento e conversou com o Policial Militar e Instrutor do Proerd Andrei Dalpiaz, o Coronel Comandante da 9ª Região de Polícia Militar de Fronteira, Alfredo Von Knoblauch e o Secretário de Educação, Esporte e Cultura Evandro Vargas, acompanhe as entrevistas;
Diversas autoridades estiveram presentes no evento, dentre elas o Prefeito Thyago Gnoatto e a Vice-prefeita Bianca Maran, além de vereadores e autoridades policias.
Conheça um pouco mais sobre o Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o DARE. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, Estados Unidos, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países.
No Brasil ele chegou em 1992, através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.
MISSÃO
Capacitar crianças, adolescentes e adultos para resistirem às drogas e à violência, através de ações de polícia ostensiva de caráter educacional, realizadas por policiais militares habilitados, em instituições públicas, privadas e comunitária, integrando a PM, família e escola para valorização da vida e a construção de uma sociedade mais sadia, justa e feliz.
VISÃO
Ser reconhecido pela sociedade como programa de excelência em ações educacionais de capacitação para resistir às drogas e à violência.
VALORES
Responsabilidade, ética, profissionalismo, melhoria contínua, respeito à dignidade humana, integração, parceria e comprometimento.
OBJETIVOS DO PROERD
a. Conscientizar as crianças e os adolescentes quanto aos efeitos negativos do uso de drogas lícitas, ilícitas e prevenção às violências;
b. Fortalecer a autoestima das crianças e adolescentes, mostrando opções de vida saudável, longe das drogas e da violência;
c. Sensibilizar as crianças e adolescentes para valores morais e éticos, que visualize a construção de uma sociedade mais justa sadia e feliz;
d. Esclarecer aos pais e/ou responsáveis quanto aos efeitos negativos das drogas e da importância do fortalecimento da estrutura familiar;
e. Prevenir a criminalidade, uma vez que, segundo dados estatísticos, uma grande parte dos crimes, especialmente os mais graves, com destaque para os homicídios, estão relacionados às drogas, direta ou indiretamente;
f. Preparar os Policiais Militares com técnicas pedagógicas adequadas para ministrarem aulas para crianças, adolescentes e pais e/ou responsáveis;
g. Ensinar e aprofundar os conhecimentos dos Policiais Militares quanto às drogas lícitas e ilícitas;
h. Fortalecer a interação entre a Polícia Militar e a comunidade, propiciando um clima de parceria e confiança, gerando informações e o cumprimento do papel social da Instituição.
Portal Tri