Um novo programa de empréstimos começou a ser liberado nesta segunda-feira (28), através de uma parceria entre governo federal e a Caixa Econômica. O Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores, SIM Digital, prevê a liberação de até R$ 3 mil para microempreendedores individuais (MEIs).
O programa pretende beneficiar 4,5 milhões de pessoas físicas e jurídicas à frente de pequenos negócios nos próximos 12 meses. Até mesmo quem está com o nome sujo pode participar, com recebimento de até R$ 1 mil.
Segundo o governo federal, que lançou o programa em cerimônia no último dia 17, é a primeira vez que a Caixa fará empréstimos para pessoas negativadas.
A iniciativa prevê que o dinheiro seja usado para capital de giro, compra de insumos ou aquisição de equipamentos que ajudem na produção do empreendedor.
Os beneficiados poderão devolver o valor em até 24 parcelas. No caso das pessoas físicas, será cobrada taxa de juros de 1,95% ao mês. Já para quem é MEI, o valor será de 1,99%.
Para pessoas físicas, o empréstimo pode ser feito no celular, pelo aplicativo Caixa Tem. Já a segunda linha de crédito exige a ida até a agência e comprovação de faturamento de ao menos um ano como MEI.
NSCTotal