A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, emitiu, na tarde desta sexta-feira (07), uma nota de alerta à população, para que fortaleça as medidas de prevenção em razão do aumento de casos de síndrome gripal e transmissão do coronavírus.
A nota traz dados sobre a circulação do vírus influenza e outros vírus respiratórios, além da transmissão comunitária da variante Ômicron no estado, considerada a mutação mais contagiosa da Covid.
Segundo a médica infectologista Priscila Bratkowski, esse cenário já é evidente, pois, entre os dias 03 e 07 de janeiro de 2022, os casos monitorados aumentaram 98%; os casos ativos subiram 500%, chegando a 87 (número mais alto em 60 dias); os casos novos tiveram um aumento de 450% (88); e os atendimentos por síndrome gripal chegaram a mais de 290 somente na UPA 24h, onde eram atendidos cerca de 20 pacientes por dia.
A recomendação da Saúde Municipal segue o alerta da Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV), que orienta o que segue:
- Usar a máscara de forma adequada;
- Higienizar as mãos com frequência;
- Evitar aglomerações e manter o distanciamento;
- Frequentar lugares ao ar livre, ventilados e sem aglomeração;
- Receber a dose de reforço;
- Estimular a vacinação do círculo social;
- Viajar apenas se necessário e com cuidado redobrado;
- Manter as medidas estabelecidas na etiqueta da tosse.
Fonte: ASCOM