Imagens aéreas mostram um rastro de destruição deixado por tornados que atingiram os Estados Unidos na noite de sexta-feira, dia 10, provocando ao menos 94 mortes, segundo os números divulgado até a manhã desta segunda-feira, dia 13. O país ainda procura por sobreviventes e contabiliza os estragos.
Segundo o presidente Joe Biden, as tempestades causaram destruição em seis estados. O mais afetado foi Kentucky, que declarou estado de emergência. Pelo menos 80 pessoas morreram no território, dezenas na cidade de Mayfield, onde uma fábrica de velas funcionava.
Até domingo (12), cerca de 40 funcionários entre os 110 que se estima que estivessem na unidade foram resgatados. A fábrica vinha funcionando com turnos extras para dar conta das encomendas para o Natal.
"A sensação é de estar entrando num set de um filme de desastre. É uma cidade fantasma", relatou a repórter da BBC, Nomia Iqbal, que visitou Mayfield na manhã seguinte ao desastre.
O Serviço Nacional de Meteorologia (National Weather Service) recebeu mais de 30 notificações de tornados em seis estados na sexta-feira. O mais devastador se deslocou por impressionantes 365 quilômetros, atravessando quatro estados: Arkansas, Missouri, Tennessee e Kentucky.
Com informações G1