O desejo de ajudar o próximo e fazer o bem à comunidade são peças chaves para quem sonha em ser bombeiro. O que pode parecer amedrontador para muitos, torna-se a realização de um sonho para pessoas como o soldado Alberton, de 26 anos, que em um ato de bravura, mesmo de folga do trabalho, ajudou a apagar um incêndio em uma residência e a resgatar uma moradora idosa, que estava no local.
O caso foi registrado no fim da manhã do último domingo (05), em Videira, no Meio-Oeste de Santa Catarina. Eram por volta de 11 horas, Alberton aproveitava a folga ao lado de amigos em um complexo esportivo, na Rua Esther Crema Marmentine, no bairro Morada do Sol, momento em que avistou uma fumaça escura que saia da casa. Os conhecimentos do soldado foram importantes para identificar o sinistro, realizar o socorro à vítima e o controle do fogo.
O Bombeiro Militar pulou um muro e atravessou uma cerca de arame farpado para chegar a residência, onde encontrou a idosa, ainda dentro da casa, que já estava tomada pela fumaça. O primeiro instinto foi retirar a mulher do local e remover um botijão de gás. Junto com populares, utilizaram extintores do Complexo Esportivo e água da própria residência, para extinguir as chamas. Quando o Corpo de Bombeiros chegou, o fogo já estava controlado.
Segundo informações da Guarnição que realizou o atendimento, a edificação tem aproximadamente 150m² e o incêndio atingiu um quarto e o corredor entre a sala e cozinha. A casa possuía apenas o pavimento térreo, em madeira e alvenaria. Apesar dos danos e graças ao soldado Alberton, ninguém ficou ferido.
As causas das chamas não foram divulgadas.
Allyson Alberton é natural de Curitibanos, e está há oito meses na corporação. Ele atuou em Ponte Serrada, no Oeste do Estado e atualmente está lotado em Tangará, a 20 quilômetros de Videira.
“Senti que meu dever foi cumprido, além de estar feliz por evitar que algo pior acontecesse no local”, declarou o soldado ao ClicRDC.
Fonte: ClicRDC