Com a reabertura das fronteiras terrestres em Misiones (até o momento são três etapas habilitadas), o movimento cresceu nos postos de Posadas, Puerto Iguazú e Bernardo de Irigoyen. O principal motivo está na diferença de preços dos combustíveis, que são até 50% mais baratos na Argentina do que no Brasil e no Paraguai, e essa situação motivou as travessias para postos de gasolina missionários.
Porém, nas últimas semanas observou-se que a demanda era tanta que a nafta era vendida em tambores, para comercialização nas cidades vizinhas a Encarnación, Foz de Iguaçu e Dionísio Cerqueira.
Diante dessa situação, o governador Oscar Herrera Ahuad antecipou que a Província está trabalhando em um regulamento para punir aqueles que vendem combustível fora dos canais formais.
"Vou traçar uma regulamentação rígida e contundente para a venda fora dos canais formais e as vendas ilegais feitas nos postos. Vamos atuar com peso total com os regulamentos e estamos trabalhando em quais seriam os tipos de sanções que cairiam ", disse o governador em diálogo com esta manhã.
Nesse sentido, ele comentou que o regulamento será oficializado nos próximos dias, uma vez que detalhes específicos estão sendo trabalhados neste momento. "Será avaliado com o Departamento Jurídico do Interior e também falaremos com os Ministros de Energia e Governo para verificar quais ações podemos tomar", acrescentou.
Entre os principais motivos pelos quais o governo de Misiones avançará em sanções contra os postos que comercializam gasolina ilegalmente, destaca que "nos últimos dias vimos que há vendas não formais, que a gente vê tudo pelas redes sociais, e é situação muito preocupante em termos de segurança, porque aqueles veículos que transportam combustível passam por uma ponte e se ocorrer um acidente na ponte, ou o que quer que aconteça, com esse volume de combustível pode gerar uma situação catastrófica ", sublinhou. governador.
Conforme noticiado dias atrás esta manhã, nos últimos dias observou-se que a diferença de preços entre os combustíveis entre Argentina, Brasil e Paraguai motivou a chegada de estrangeiros para estocar, tanto em veículos quanto em tambores, que são vendidos informalmente., Até em casas particulares.
Diante dessa situação, Herrera Ahuad apelou à "responsabilidade dos postos para que não comercializem combustíveis ilegalmente".
As declarações do governador foram dadas no âmbito da entrega de moradias no bairro Itaembé Guazú, em Posadas.
Ausente e pedido de mais espaço
Mais de dois meses após a reabertura dos corredores seguros Posadas-Encarnación, Puerto Iguazú-Foz e Bernardo de Irigoyen-Dionisio Cerqueira, o movimento estava em alta. O grande volume de vendas de combustíveis gerou escassez nas bombas, principalmente em Iguaçu e Irigoyen.
Nesse sentido, o governador especificou que "as diferentes petroleiras que atuam na província são as que colocam uma cota, mas não há nada escrito".
"Faço um apelo ao Secretário de Energia para falar sobre este assunto porque não existe papel onde se fixe uma cota para as Missões, por isso estão conversando com o Secretário de Energia da Nação com cada uma das petroleiras para que mais combustível é enviado para Misiones, porque estamos em um momento em que já começa a ser visto que temos um volume menor de combustível, além desse combustível está sendo transferido para outros locais, pois também percebemos que o combustível está passando em ilegal ", completou.
Fonte: O Território