O vereador Ravier Centenaro (PSD) apresentou uma indicação solicitando à Administração Municipal que crie uma praça inclusiva em alguma das áreas públicas de São Miguel do Oeste. O vereador explica que a praça inclusiva é um espaço adaptado para atender adequadamente as pessoas que apresentam qualquer tipo de necessidade especial, e que a criação desse espaço tornaria a cidade de São Miguel do Oeste pioneira na região. A proposição foi defendida durante a sessão ordinária de quinta-feira (2).
"O objetivo desta praça é proporcionar qualidade de vida, sustentabilidade e inclusão para a população. É motivo de alegria pensar que crianças com algum tipo de deficiência terão brinquedos adaptados, apropriados e seguros para elas. O espaço é destinado a atender todos os tipos de deficiências, com todos os brinquedos e equipamentos atendendo às normas específicas", destaca Centenaro.
O vereador cita como exemplo o espaço construído em Cascavel (PR), completamente adaptado e aberto ao público, com passeio público, vagas de estacionamento para pessoas com deficiência com sinalização vertical e horizontal, pista de caminhada, bancos, placas de sinalização em Braile e lixeiras, além de iluminação em LED, cujo investimento foi de cerca de R$ 450 mil em parceria com o Ministério do Turismo, por meio de convênio.
"Fica clara a necessidade de o município de São Miguel do Oeste ter um espaço destinado às pessoas com deficiência e, mais claro ainda, que existem diversas possibilidades de essa obra ser financiada, seja com recursos próprios, seja através de emendas parlamentares ou seja por meio de convênio com o Governo Federal", ressalta o autor da indicação, que é destinada ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.
Fonte: Câmarasmo