Notícias

Julgamento no STF preocupa defensores públicos de Santa Catarina

Ministros vão analisar ação direta de inconstitucionalidade contra prerrogativa que permite requisição de informações a outros órgãos públicos

Julgamento no STF preocupa defensores públicos de Santa Catarina
Foto: Supremo Tribunal Federal, em Brasília

Defensores públicos estaduais estão preocupados com o julgamento, pelo STF (Supremo Tribunal Federal), da ação direta de inconstitucionalidade proposta contra a prerrogativa que permite a requisição de informações e documentos a outros órgãos públicos.
Segundo o presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos de SC, Tiago Queiroz, um eventual ganho de causa à Procuradoria Geral da União vai prejudicar os mais vulneráveis e que precisam da assistência judiciária gratuita.
Ele lembra, inclusive, que desde o início da pandemia a prerrogativa garantiu a atuação dos defensores em ações coletivas, inclusive extrajudiciais, para garantir direitos relativos à moradia, acesso à saúde, testes de Covid-19, merenda escolar etc.
Ele acrescenta que outra repercussão, caso os pedidos sejam julgados favoravelmente, também pode haver repercussões nos custos dos processos com a participação da defensoria pública.

Fonte: ND+ / Fábio Gadotti
 
----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Sexta
Máxima 14º - Mínima 6º
Céu nublado com chuva fraca

Sábado
Máxima 12º - Mínima 2º
Céu nublado

Domingo
Máxima 15º - Mínima 2º
Céu limpo

Segunda
Máxima 18º - Mínima 3º
Céu limpo

Terça
Máxima 20º - Mínima 5º
Céu limpo

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.