Mari Olivier traz uma reportagem muito especial, falando umpouco sobre um problema que afeta muita gente, a "Apneia do Sono".
E para suprir algumas dúvidas, Mari conversou com o médico otorrinolaringologista Rodolfo Toledo. Confira no vídeo abaixo.
A Apnéia Obstrutiva do Sono ( AOS ), acomete 936 milhões de pessoas no mundo, no Brasil, estima-se que existam 49 milhões de pessoas com AOS.
A apneia obstrutiva do sono (AOS) é um dos distúrbios do sono mais frequentes, associada ao risco aumentado para: obesidade, hipertensão e eventos cardiovasculares.
A apnéia é caracterizada por uma pausa respiratória superior a 10 segundos durante o sono, causando uma desorganização nos estágios do sono, fazendo com que o mesmo não seja reparador. Já o ronco é o barulho produzido pela passagem do ar em nossa via aérea.
Sintomas comuns são : roncos, sonolência diurna, irritabilidade, cefaléia matinal e dificuldade de memorização, impotência sexual e redução da libido.
O diagnóstico é feito após uma consulta médica e após realização de exame de polissonografia (que atualmente pode ser feito na casa do paciente !) .
Por que tratar o Ronco e Apnéia?
01 – Aumenta 1,9 x a mais o uso de medicação cardiovascular;
02 – Aumenta 2,7 x a mais o uso de medicação anti hipertensiva;
03 – Aumenta 2,63 x faltas no trabalho;
04 – 20% a menos na capacidade laboral;
05 – O risco de acidentes de trânsito entre paciente com AOS é 2,4 X maior que na população geral;
06 – Trabalhadores com AOS tem 2,2 x mais risco de ter acidentes de trabalho;
07 – Apnéia está relacionada a ganho de peso;
08 - Disfunção erétil em homens e redução de libido em mulher.Tratamento:
Baseia –se: desde medidas simples como : dormir de lado, higiene do sono, aparelhos intra orais, fonoterapia, cirurgias nasais, orais ou esqueléticas da face e cpap. Sempre lembrando que a escolha do tratamento é feita sempre pelo médico e pelo paciente, após uma avaliação clinica detalhada.
Portal São Miguel