A Secretaria de Agricultura de Paraíso informa aos produtores leiteiros que já está em andamento o novo Programa de incentivo ao Melhoramento Genético leiteiro. O novo programa prevê o subsídio no valor de até RS 25,00 por dose de sêmen adquirido pelo produtor por fêmea com aptidão leiteira acima de 12 meses, na forma de obter uma dose de sêmen por fêmea/ano. Para as situações em que ocorrer a necessidade de mais inseminações para o mesmo animal, o agricultor deverá efetuar o pagamento integral do valor do sêmen.
Os produtores interessados em aderir ao Novo Programa e receber o benefício, poderão procurar a Secretaria da Agricultura com o inventário dos animais obtidos no (iCasa) e relatório de movimento econômico da propriedade, o qual é obtido no Setor de Blocos da Prefeitura. Além disso, é importante ter em mãos os dados bancários para recebimento do benefício, bem como, o nome de um inseminador de sua confiança e que será responsável pela aplicação das doses de sêmen adquiridas.
A Secretaria da Agricultura destaca que o inventário dos animais não deve ter mais de 8 dias do momento da emissão para a data de protocolo (entrega dos documentos de adesão ao programa junto a secretaria), devendo os produtores ficar atento a esse prazo para não ter de retirar novo inventário junto ao iCasa.
Serão beneficiados pelo programa os produtores com bloco ativo de Produtor Rural no município de Paraíso, que não tenham nenhum tipo de débito com a municipalidade. Ressaltamos ainda que o programa beneficia exclusivamente rebanhos leiteiros, não sendo permitido o uso das doses em rebanhos de corte, assim como, a compra de sêmen oriundo de raças de corte.
Serão subsidiadas pela Administração Municipal um total de 7.200 doses de sêmen, distribuídas entre os produtores de leite.
Fonte: Ascom