Por Leonice Perosa -
Geral -
25/10/2021 04:04
Você já parou para pensar na sua saúde mental? Quando foi a última vez que pensou nisso?
Ainda há muitas pessoas que não acreditam nos transtornos mentais como doenças, dizendo que isso é “frescura”, “coisa de quem não tem o que fazer”.
Opiniões como essas, acabam interferindo de forma negativa, no autocuidado e na procura por tratamento, para doenças tão comuns nos dias de hoje, como ansiedade e depressão.
Nós vivemos ocupados demais com nossas obrigações profissionais, familiares e cobranças pessoais, que nem lembramos de cuidar de nós mesmos. Ignorando muitas vezes, o estresse, a ansiedade, a exaustão mental e o desgaste emocional em prol de cumprir com os compromissos, vivendo como se nada disso fosse importante, se forçando a continuar com a rotina exaustiva esperando melhorar sem fazer movimento algum para isso.
Você já parou para pensar na sua saúde mental? Quando foi a última vez que pensou nisso?

O problema de ignorar os alertas da mente e do corpo é que você pode acabar em uma situação muito desagradável no futuro. O excesso de estresse e ansiedade refletem na saúde física, desencadeando doenças graves.
Da mesma forma, esses fatores contribuem para o adoecimento da saúde mental. Assim, é uma questão de tempo para a depressão, o transtorno de ansiedade, a síndrome do pânico e as fobias surgirem e impactaram a qualidade de vida.
Para ter uma ideia de como anda a sua saúde mental, você pode refletir sobre a qualidade das suas emoções e pensamentos. Ultimamente, você tem se sentido cansado, irritado, triste, desmotivado ou entediado? A sua mente é dominada por pensamentos negativos que aprofundam o seu mau humor?
Se você respondeu que sim, esse é um sinal de alerta, de que algo está em desequilíbrio, reveja sua rotina, veja o que está causando essas emoções e pensamentos e tente mudar no que for possível. E caso não consiga fazer isso sozinho, procure por um profissional da sua confiança.
Embora você tenha obrigações, pendências e afazeres para concluir, também possui um compromisso consigo mesmo. Este, de fato, é o seu compromisso mais importante porque ele garante a saúde, disposição e bom humor necessários para o seu funcionamento diário.
Psicóloga
CRP-12/06273
----------------------
Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS
(49) 9.9979-0446
/
(49) 3621-4806