Notícias

Morador de Xaxim vê indústria em chamas e se emociona: ‘Lembrei dos meus filhos’

Antônio Carlos Coltro, de 70 anos, mora nas proximidades da empresa há mais de 20 anos; seus dois filhos tiveram o primeiro emprego na Rafitec

Morador de Xaxim vê indústria em chamas e se emociona: ‘Lembrei dos meus filhos’
Foto: Nadia Michaltchuk/ND

A tristeza ao ver queimada uma das principais empresas responsáveis pelo desenvolvimento econômico de Xaxim, no Oeste de Santa Catarina, é nítida no olhar de Antônio Carlos Coltro, de 70 anos. O aposentado mora nas proximidades da Rafitec, a indústria produtora de embalagens que pegou fogo na tarde desta quinta-feira (2).

No momento em que Antônio viu a empresa embaixo das chamas, se lembrou da importância que ela teve na vida de sua família. “Lembrei dos meus filhos, Andréia e Sandro Coltro, que receberam da Rafitec a oportunidade do primeiro emprego, há mais de 20 anos”, recorda.

Antônio conta ainda que assim que o fogo começou, por volta das 15h, havia mais de 300 pessoas em frente ao local. “Foi um verdadeiro tumulto. Era funcionário saindo da empresa depressa pra não ser atingido pelo fogo, eram vizinhos e moradores da cidade querendo saber o que estava acontecendo. Tomamos um grande susto”, afirma.

A empresa está situada na BR-282, próximo ao Trevo de Xaxim. Ao longo de seus 26 anos de história, diversas pessoas passaram por lá. Um deles é o impressor flexográfico Leonardo Soares, de 24 anos. Leonardo trabalha no setor onde o incêndio começou. Ele conta que havia encerrado seu turno de trabalho 30 minutos antes do fogo começar.

Sete colegas de Leonardo sofreram queimaduras e foram encaminhados ao hospital em estado estável. “Por pouco eu não estava na sala naquele momento. Meus amigos se queimaram e, quando eu penso que poderia ser eu, nem consigo acreditar. Graças a Deus não aconteceu nada pior, mas é muito triste ver a empresa destruída”, relata o funcionário que trabalha na Rafitec há seis anos.

Leonardo recebeu a notícia do incêndio por meio de uma ligação. “Meu sogro me ligou e disse que tinha ouvido um forte estouro e que a empresa tinha pegado fogo. No mesmo momento eu voltei pra lá”, diz.

Bombeiros ainda trabalham na extinção

Quase 20 horas se passaram desde o início do incêndio, mas o Corpo de Bombeiro ainda não conseguiu extinguir completamente as chamas. Cerca de 13 mil m² já foram atingidos pelo fogo e cerca de 30% do local ainda está em chamas.

Segundo o Tenente Coronel do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, Marco Antonio Eidt, os focos de incêndio se concentraram em duas áreas onde havia grande depósito de combustível.

“Os locais remanescentes do incêndio são de difícil acesso. Parte das chamas foram formadas por baixo do telhado metálico, o que também dificultou o trabalho de extinção”, disse.

Para remover as estruturas metálicas, foi usado maquinário pesado. Já foram usados cerca de 500 mil litros de água no combate. Oito caminhões de quartéis de diversas cidades da região e outros veículos de apoio prestam apoio.

Ao todo, 60 bombeiros em sistema de revezamento de equipes atuaram no combate até o momento, sendo que em alguns momentos havia 30 bombeiros trabalhando no incêndio ao mesmo tempo. Neste momento, 20 bombeiros atuam no combate, com cinco caminhões de apoio.

Novas equipes devem chegar para prestar apoio ao longo do dia até o combate completo das chamas. Não há previsão de quando o trabalho dos bombeiros será concluído.

 

Fonte: ND+

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Segunda
Máxima 27º - Mínima 15º
Períodos nublados com aguaceiros e tempestades

Terça
Máxima 20º - Mínima 16º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Quarta
Máxima 24º - Mínima 16º
Céu nublado

Quinta
Máxima 25º - Mínima 15º
Céu nublado com chuva fraca

Sexta
Máxima 24º - Mínima 16º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.