Nos últimos dias a Casa Familiar Rural de São José do Cedro, junto aos alunos do 1º ano do Técnico em Agropecuária, Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Epagri, se uniram para construir uma proteção de fonte de água modelo Caxambu na propriedade do produtor Domingos Luís Lavandoski, na Linha São Mateus.
A proteção de fonte modelo Caxambu agrega uma série de vantagens: tem baixo custo de construção e permite um maior aproveitamento do manancial de água, dispensando a limpeza periódica da fonte. Ela também diminui a turbidez da água em épocas de chuva, evita o acesso de animais à fonte e diminui a possibilidade de contaminação da água.
O modelo de fonte é uma espécie de filtro, sendo um dos mais baratos para se fazer. Além de não interferir no curso natural da nascente, traz os benefícios de proteger o local e proporcionar uma água de qualidade tanto para os animais quanto para o consumo humano, sendo que a mesma fonte irá atender a demanda de mais famílias da comunidade.
A preservação das fontes, bem como, a construção de reservatórios para a captação da água das chuvas, somados ao uso correto e sem desperdício, são ações para a preservação da água.
Fonte: Ascom