O último final de semana foi marcado por ocorrências de violência doméstica em São Miguel do Oeste. Entre sábado à noite e a madrugada de segunda-feira a Polícia Militar do município registrou três ocorrências.
A primeira delas aconteceu por volta das 22h30. Acionada via Central Regional de Emergência, a guarnição policial militar deslocou até o endereço da solicitante.
Ao chegar ao local, visualizou a mulher na parte externa da casa. De acordo com a PM, a vítima relatou que seu companheiro a agrediu com socos na cabeça, além de ter lhe apertado o pescoço e braços.
O autor das agressões encontrava-se no interior da casa e ao ser chamado pelos PMs, prontamente saiu, relatando que apenas discutiu com a esposa, mas que não a agrediu. O possível agressor alegou que apenas se defendeu, quando ela o mordeu no braço.
De acordo com o relato do casal, as brigas e discussões são frequentes e que já registraram outras ocorrências envolvendo a violência doméstica.
Dados os fatos, o autor recebeu voz e prisão e as partes foram conduzidas para a Delegacia de Polícia, para os procedimentos cabíveis.
Mais tarde, por volta das 2h, da madruga deste domingo (29), a guarnição da PM atendeu ocorrência de dano e ameaça, no âmbito da violência doméstica e familiar.
De acordo com a denúncia um homem chegou em casa embriagado e sob o efeito de drogas, e estaria quebrando toda a mobília, inclusive, ameaçando colocar fogo na residência.
De acordo com os policiais ao estacionar a viatura PM, já era possível ouvir os móveis sendo danificados, inclusive o choro da mãe do autor, que naquele momento estava abrigada na casa de uma vizinha.
Dentro da residência, o autor, de posse de um facão e bastante alterado, quebrava a mobília e os objetos da casa. O agressor não atendeu as ordens emanadas pelos policiais militares e começou arremessar móveis pela janela, porta e até mesmo na direção da guarnição.
Para conter o autor, os policiais militares empregaram o uso progressivo da força, através do dispositivo incapacitante, o qual surtiu efeito satisfatório.
Após dominar o homem, o agressor recebeu voz de prisão e foi conduzido até a Delegacia de Polícia. A vítima (mãe do autor) demonstrou o desejo de representar contra ele.
Na madrugada desta segunda-feira (30), por volta das 2h15, A PM recebeu uma denúncia de violência doméstica. De acordo com a denunciante a vítima veio até a sua casa pedindo ajuda, pois estaria sendo agredida pelo companheiro.
No local, os policiais militares conversaram com a vítima que relatou que há cinco anos está casada e que sempre foi agredida, mas nunca registrou os fatos. De acordo com o relato da vítima para os policiais, desde o sábado, seu esposo estaria lhe agredindo e que momentos antes de pedir ajuda ele chegou em casa bastante alterado e passou a lhe xingar e desferir socos em sua cabeça, pegando-a pelos cabelos, arrastando-a escadaria abaixo, para tirar a vítima de dentro da casa.
Neste momento, a vítima conseguiu se desvencilhar das mãos do agressor e correr, sendo perseguida por ele. Porém ela se abrigou na residência vizinha e solicitou ajuda.
A guarnição deslocou até a residência do casal e localizou o autor que relatou que ao chegar em casa a sua esposa passou a lhe agredir, tendo inclusive rasgado as suas calças, e que ela lhe tirou a carteira e as chaves do carro e saiu correndo.
Relatou ainda que a única coisa que fez, foi puxar a esposa, para conseguir pegar as chaves do carro de volta. Diante do relato, e das marcas que a vítima apresentava na região da orelha (vermelhidão), o autor recebeu voz de prisão e foi conduzido até a Delegacia de Polícia.
CANAIS DE DENÚNCIA:
- Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180
- Direitos Humanos – Disque 100
- Polícia Civil – 181
- DPCAMI – 3622-6546
- Ministério Público de Santa Catarina: www.mpsc.mp.br, no link da Ouvidoria
- 4º Promotoria de Justiça: 3631-7304, 99200-3422 ou pelo e-mail: saomigueldooeste04pj@mpsc.mp.br.
- CREAS: 3631-2099 ou 99125-5267 (Rua Salgado Filho, 1073, Centro)
Portal São Miguel com informações da Polícia Militar