A Secretaria de Assistência Social de Belmonte, por intermédio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em parceria com a LB Soluções em Inclusão Social e Sebrae, encerrou, na última terça-feira (23), as atividade do programa Parceiro Anjo, voltado ao despertar do empreendedorismo em jovens entre 14 e 19 anos. A estratégia buscou desenvolver competências comportamentais para fortalecer nos jovens participantes a capacidade de transformar o mundo em que vivem, ampliar suas possibilidades de realizar seus sonhos, de se preparar para enfrentar riscos calculados e mudanças, além de aumentar a rede de contatos.
O Projeto, que é uma das práticas deferidas pela Equipe da 14ª edição do Prêmio Innovare 2017, na categoria Justiça e Cidadania, teve carga horária de 40 horas. Dividido em oito encontros, realizados no Centro Social do município, o programa teve a participação de 19 jovens, que tiveram acesso a conhecimentos como consultoria e elaboração de currículo, aulas práticas, roda de conversa com empreendedores; gerenciamento do negócio e avaliação do projeto.
O secretário de Assistência Social, Fernando Revers, disse estar orgulhoso do resultado do programa. “Foi uma ação muito positiva! Belmonte foi o primeiro município onde todos os jovens inscritos seguiram até o fim das atividades e já gerou bons frutos”, disse o secretário.
Maria Eduarda Pancotte dos Santos, de 17 anos, encerrou o programa com foco no mercado da confeitaria e pretende montar uma loja on-line para venda de doces no município e região. “Aprendemos muito nos encontros e, nas aulas práticas, tive a ideia da loja no Instagram”, disse ela.
Agora a Secretaria de Assistência Social fará um levantamento das demandas de cursos e orientações para dar continuidade ao programa.
Fonte: Ascom