Florianópolis e Balneário Camboriú são algumas das cidades catarinenses que já anunciaram a decisão quanto ao “passaporte de vacinação”. O prefeito da capital catarinense, Gean Loureiro (DEM), afirmou que vai exigir o comprovante de vacinação para frequentadores de eventos, bares e hotéis.
Já Fabrício Oliveira (Podemos), prefeito de Balneário Camboriú, anunciou através das redes sociais que não pretende exigir o passaporte de vacinação na cidade. Balneário está com expectativa de retomada do turismo e economia ainda este ano no “verão dos imunizados”.
A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) criticou a medida que pode ser adotada na Capital. Na avaliação de Raphael Dabdab, presidente da entidade em Santa Catarina, não há justificativa técnica. “Nesta temporada de verão teremos praticamente 100% da população com a primeira dose e boa parte da população com a segunda”, afirma.
Balneário Camboriú, assim como as demais cidades do Litoral Norte, se prepara para uma retomada do turismo ainda este ano. Para Fabrício Oliveira, com o avanço da vacinação em todo o território nacional, a retomada para o turismo interno, onde a cidade se destaca como destino, deve acontecer ainda este ano. Ainda nesta temporada de verão, já deve ser possível aproveitar uma nova praia Central.
Assim como Balneário Camboriú, outras cidades do Litoral não pretendem cobrar o “passaporte de vacinação”, como Bombinhas. O prefeito Paulo Henrique Dallago Muller, o Paulinho (DEM), também afirmou que não pretende adotar a medida na cidade.
Navegantes e Itapema também afirmaram que não devem cobrar o comprovante vacinal de turistas ou moradores. Penha ainda vai debater o assunto em reunião com o prefeito na tarde desta quarta-feira (25).
Itajaí também não deve cobrar o “passaporte de vacinação” de moradores e turistas. O secretário de turismo da cidade, Evandro Neiva, afirmou que a medida é frágil e pouco eficaz.
“Acho que para grandes eventos pode haver um estudo, mas para os pequenos comércios e empresários é uma medida pouco eficaz, mais para chamar a atenção, pois há uma fragilidade na fiscalização. Isso iria atrapalhar os pequenos empresários”, destacou Neiva.
Uma nova praia em Balneário Camboriú
Balneário Camboriú tem ganhado destaque com o início do alargamento da praia Central, que, com outras atrações, deve ser o grande atrativo da cidade.
“Com o alargamento da faixa de areia as famílias poderão aproveitar os dias de praia com maior distanciamento. E manteremos em pleno funcionamento toda a rede de saúde que ampliamos durante a pandemia, inclusive o Hospital exclusivo para o atendimento de casos de Covid”, explicou o prefeito Fabrício Oliveira.
Além do alargamento da praia, a Avenida Atlântica também deve passar por uma reurbanização. Este projeto está em fase final de elaboração. Para o prefeito, será um “grande parque a céu aberto para os moradores de Balneário Camboriú e para todos que nos visitam”.
Fonte: ND+