Denise Guimarães, de 42 anos, ainda não sabe onde vai passar a noite desta quinta-feira (19). Ela era moradora de uma das três casas afetadas pelo avanço das dunas no bairro Ingleses, em Florianópolis.
Nesta quarta-feira (18), ao meio-dia, terminou o prazo para que a moradora retirasse seus móveis e pertences do local, que já havia sido interditado e condenado pela Defesa Civil municipal. A demolição definitiva dos imóveis será realizada nesta sexta-feira (20).
A moradora conta que ainda não está instalada em outro local e que, por enquanto, tem passado as noites na casa de amigos.
“Estou tentando me virar, mas não sei para onde vou hoje à noite. Pelo menos, consegui um lugar para guardar as minhas coisas porque fiquei com medo de roubarem”, relata. Os objetos de Denise foram enviados a um endereço fornecido por ela à Defesa Civil.
De acordo com a comerciante, a casa onde morava nos Ingleses já foi furtada mais de uma vez durante o impasse com a prefeitura por conta das dunas. Na última segunda-feira (16), Denise registrou um boletim de ocorrência por furto.
Ela havia saído para jantar e quando retornou para casa notou o sumiço de cerca de 50 tábuas de madeira e algumas ferramentas como martelo, serrote e pá.
A moradora vivia com os dois filhos na casa, que agora estão com o pai. Ela espera conseguir levar alguns materiais do imóvel, como as madeiras que restaram para, em breve, construir um novo lar. “Quero adquirir um terreno assim que possível”, afirmou.
Demolição das casas
A demolição das três casas afetadas pela invasão das dunas será realizada nesta sexta. A remoção dos entulhos está marcada para início da próxima semana.Na manhã desta quinta, o processo de demolição das estruturas foi iniciado. “A prefeitura não está medindo esforços para auxiliar a inquilina, dando todo apoio possível e necessário, visando preservar os bens e principalmente o mais importante, a vida da sra. Denise”, disse a Defesa Civil, em nota.
Denise acompanhou parte do trabalho da equipe do órgão municipal. O serviço que envolve a demolição será realizado pela Defesa Civil, Comcap, Habitação social e Assistência Social.