O prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, foi um dos participantes do evento Webinar Cidades Inteligentes no Oeste Catarinense, realizado de forma online na manhã desta terça-feira (17), pela Rede Cidade Digital (RCD).
Na oportunidade, Trevisan expôs o caso de sucesso de São Miguel do Oeste, destacando a implantação de importantes recursos de inteligência digital desde o início da sua primeira gestão, em 2017.
Entre eles estão o protocolo eletrônico para a tramitação de documentos e análise de projetos de engenharia. Os processos administrativos, compras e licitações também tramitam 100% online, praticamente eliminando a utilização de papel. Outra medida adotada foi o georreferenciamento, que permitiu ao Município incrementar sua arrecadação sem aumentar impostos, somente atualizando os dados reais de imóveis.
“Todas estas medidas nos permitiram desburocratizar a prestação dos serviços públicos, aumentando sua qualidade e eficiência, e agilizando as respostas ao cidadão. Todos saíram ganhando com isso: o poder público, que consegue gerir com maior efetividade e segurança todas as informações, e a população, que além desta transformação no atendimento, percebe os frutos de sua contribuição retornando em obras e ações importantes do seu dia a dia”, ressalta o prefeito.
“Os eventos trazem informações e subsídios sobre o que está sendo feito nas cidades para melhorar a vida das pessoas através do uso da tecnologia e de que forma as Prefeituras estão atravessando esse momento desafiador, no qual não é possível se fazer gestão sem o auxílio de ferramentas”, resume o diretor da RCD, José Marinho.
O evento teve a parceria da S. Clara Comunicação, Sigma Telecom, Furukawa e IPM Sistemas, e apoio institucional da Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc).
Ascom