O “Agosto Laranja” é uma Lei criada e aprovada em vários municípios em caráter simbólico para dar visibilidade e promover a conscientização sobre a prevenção das deficiências.
Em São José do Cedro há vários anos são feitas programações alusivas ao tema e a Lei foi aprovado na Câmara em 2017.
A Secretária da Educação, Tânia Gasperin dos Santos, lembra que na semana passada a Escola de Educação Especial Viviane de São José do Cedro promoveu uma caminhada reunindo alguns representantes de outras escolas, do comércio, entidades, alunos da Apae e representantes do poder público, através da Secretaria da Educação, também participaram da ação.
A pracinha ao lado da prefeitura recebeu uma decoração especial na cor laranja também sobre a prevenção às deficiências.
Conforme estudos, cerca de 70% dos casos de deficiências poderiam ser prevenidos. A estimativa é da Organização Mundial de Saúde. Cuidados básicos podem reduzir as chances de que a criança nasça com deficiência física ou intelectual, como evitar cigarro e bebidas alcoólicas e outras drogas na gestação. Também garantir o acompanhamento nas consultas pré-natal, a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e colocar a vacinação em dia.
Fonte: Ascom