A Procuradoria Geral do Estado (PGE-SC) e a Secretaria Executiva de Articulação Internacional de SC deverão se reunir com órgãos federais nas próximas semanas para alinhar a repatriação de valores que integraram a compra de respiradores da empresa Veigamed, que estão no exterior. O montante ainda não foi divulgado.
Além da repatriação de valores, a PGE atua na identificação e bloqueio de bens dos responsáveis pela fraude no Brasil, em uma ação de ressarcimento contra a empresa que foi contratada para realizar a importação - mas não possuía condições técnicas de efetivar a operação.
Até agora, cerca de um terço dos R$ 33 milhões pagos pelos respiradores foram recuperados. Na quarta-feira (11), o grupo que atua no caso, na PGE, reuniu-se com membros da Polícia Civil para nortear os próximos avanços. A Procuradoria também teve um encontro com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), há poucos dias, para discutir o assunto. O objetivo é dar encaminhamento às duas ações judiciais que já foram ajuizadas.
Fonte: Dagmara Spautz/ DC