Pelo menos 15 pessoas recebem quinzenalmente o acompanhamento de profissionais das Secretarias de Assistência Social e de Saúde de Belmonte nas chamadas visitas domiciliares. Essa prática é realizada por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais e técnicos das políticas públicas municipais e é uma estratégia para aproximação dos serviços à família atendida.
Essa proximidade auxilia aos profissionais de Serviço Social e da Saúde a identificar e na compreender as dificuldades de cada paciente, dando base para um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada um. A partir disso surgem as propostas de intervenção singulares e direcionadas para cada realidade.
A visita domiciliar ainda se torna uma forma de atenção em saúde, verificado o quadro de pessoas com alguma doença crônica, limitação, doença aguda ou piora de problema crônico, acamado ou que está em cuidados paliativos. Ela ainda reflete no bem estar da família, que também recebe atenção e orientação sobre a doença, o tratamento e a importância de aderir corretamente a ele.
A visitação respeita todas as medidas de prevenção à Covid-19.
Fonte: Ascom