A Secretaria de Saúde de Guaraciaba está divulgando os dados da vacinação contra a Covid-19 no Município. Conforme informações da Secretária de Saúde Daiane Dorigon, até o final da tarde desta terça-feira (03), o Município de Guaraciaba já havia imunizado 8.796 pessoas com a primeira dose da vacina, equivalente a 98% da população com 18 anos ou mais. O montante em idade a receber a dose neste momento, é de nove mil pessoas, em Guaraciaba.
Daiane ressalta que até o momento foram 11.686 doses aplicadas, sendo 8.796 vacinas da primeira dose e 2.890 vacinas equivalente a segunda dose, um montante, desta segunda dose, equivalente a 32% do público alvo. Por ser Município de Fronteira com a Argentina – Guaraciaba foi contemplado com doses para a imunização da população com 18 anos ou mais.
Secretaria está fazendo busca ativa dos faltantes da vacinação
Em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde e também com a Secretaria de Assistência Social de Guaraciaba, a Secretaria de Saúde está realizando uma busca ativa no município, dos faltantes da vacinação. Conforme Daiane, eles estão sendo entrevistados, para saber o real motivo do não comparecimento. “Muitas vezes nos deparamos com situações onde as pessoas precisam de uma informação um pouco mais detalhada, ou até uma conversa falando dos benefícios dessa vacinação, e já conseguimos a partir disso, imunizar mais munícipes nesta semana”, destacou a Secretária. Outros Munícipes que estão sendo visitados pelas equipes, são os faltantes da segunda dose da vacina.
Com o avanço da vacinação, Guaraciaba devolve vacinas para contemplar demais Municípios da Região
A Secretária Daiane destaca que com o avanço da vacinação e o recebimento das doses por ser Município de Fronteira, a Secretaria juntamente com a Administração Municipal optou por devolver doses para a Regional de Saúde, e que agora irá atender aos 12 municípios da região, e que não haviam sido comtemplados com a vacinação acima de 18 anos.
“Realizamos uma estimativa e percebemos que, pelo fato de já estarmos mais avançados na vacinação, doses iriam sobrar no Município, e resolvemos por devolver ainda na semana passada cerca de mil doses do imunizante contra a Covid, e que poderá salvar a vida de muitas pessoas da região”, menciona Daiane.
Vacinação segue todas as tardes no Centro de Convivência dos Idosos
Para quem ainda não compareceu para a imunização, Daiane ressalta que os Munícipes podem estar comparecendo todas as tardes, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 16h, no Centro de Convivência dos Idosos. Para a vacinação é importante estar de posse de um documento pessoal, caderneta de vacinação, cartão do SUS e um comprovante de residência. Para a realização da segunda dose, equivale a data marcada junto a caderneta de vacinação de cada pessoa.
Cinthia Borsatto/ Assessoria de Gabinete e Imprensa