O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aumentou o alerta de tempestade para “laranja” e colocou mais de 200 cidades de Santa Catarina sob aviso de tempestade, entre este domingo (30) e segunda-feira (1º).
O aviso é válido para as regiões Oeste, Serra, Norte, Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Áreas do Paraná e do Rio Grande do Sul também estão em alerta laranja.
A previsão do tempo indica chuva de entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Conforme o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Há previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. O risco é baixo para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
O que prevê a Defesa Civil
Santa Catarina terá uma mudança brusca no tempo neste domingo (30). Segundo a previsão da Defesa Civil de Santa Catarina, a manhã de domingo deve ser de sol com temperaturas em elevação e máximas próximas dos 35°C no Extremo Oeste e Oeste, variando entre 28°C e 32°C dos Planaltos ao Litoral.
No final do dia, o calor somado a instabilidades em diferentes níveis da atmosfera fazem com que temporais se formem, com chance de raios, rajadas de vento e queda de granizo, e a possibilidade de chuva intensa em curtos períodos de tempo no leste do Estado. Há risco moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos.
NSC