O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciou no domingo (09), que vai iniciar a construção de salas seguras, os chamados bunkers, em escolas estaduais, para reforçar a proteção de estudantes, professores e comunidade escolar diante de tempestades ou eventos climáticos severos.
O primeiro deve ser construído já durante a reconstrução da Escola Estadual Jacob Maran, em Dionísio Cerqueira, município que teve diversos danos, inclusive no ginásio escolar, após a passagem de um tornado na sexta-feira, dia 7. A cidade decretou situação de emergência depois de registrar telhados de residências arrancados, galpões agrícolas destruídos e árvores caídas.
“Serão salas seguras, provavelmente em áreas úteis do colégio, mas com estrutura reforçada contra tornado e chuva forte. Vamos fazendo nas escolas que já vamos fazer grandes reformas e nas novas construções”, explicou o governador.
As unidades estaduais atingidas no Extremo-Oeste já vão receber manutenção nos próximos dias.
Durante a manhã e tarde deste domingo, Jorginho Mello visitou Dionísio Cerqueira e Xanxerê para acompanhar os trabalhos de assistência social e reconstrução após o fenômeno climático.
Em Xanxerê, segundo a prefeitura, a rede de ensino municipal também foi impactada pelo temporal. Os Cemeis Pingo de Gente, Cantinho Feliz e Nossa Senhora de Fátima sofreram danos nas estruturas. A cidade decretou situação de emergência neste sábado, dia 8, após diversos bairros e o Centro registrarem danos em telhados, coberturas e quedas de árvores com a passagem de um tornado.
Além dos dois municípios, Faxinal dos Guedes também foi fortemente afetado por temporais e um tornado durante o final de semana. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, juntamente com as prefeituras, iniciaram o trabalho junto à população atingida com a entrega de telhas, lonas, material de limpeza, cestas básicas e demais apoios.