O Cemitério São Miguel e Almas, no centro de São Miguel do Oeste, já registra grande movimentação desde a quinta-feira, 30, com familiares realizando limpezas e preparando os túmulos para o Dia de Finados, que será neste domingo, 2.
De acordo com a administradora dos cemitérios municipais, Ivanete Povala, o fluxo de visitantes aumentou significativamente. “Ontem deu bastante movimento, hoje pela manhã também, o pessoal estava cedo aqui já fazendo as limpezas. O movimento está bom”, afirmou em entrevista à Peperi.
Há um ponto de venda de flores em frente ao Cemitério São Miguel e Almas, que funcionará na sexta, sábado e domingo. Ivanete reforça, no entanto, que alguns cuidados devem ser observados para evitar focos do mosquito da dengue. “Os vasos precisam ser furados, é proibido o uso de plásticos ao redor e pedimos para que as velas sejam acesas na cruz mestra”, explicou.
Ela informou ainda que, após o feriado, será feito um mutirão de limpeza com o apoio da equipe de combate à dengue. “Aqui no cemitério não há foco, cuidamos muito, mas é preciso que a população também faça sua parte”, destacou.
A missa de Finados será celebrada na Igreja Matriz São Miguel Arcanjo, às 8h30, e, logo após, os ministros irão até o cemitério para realizar uma bênção aos túmulos.
Quanto aos horários de funcionamento, o cemitério permanecerá aberto até por volta das 19h40 ou 20h. Ivanete lembra ainda que, desde esta sexta-feira, não é mais permitido o uso de mangueiras ou lava-jato para a limpeza, o trabalho deve ser feito apenas com baldes.
Rudinei Heinle/ Portal Peperi
 
           
             
           
                             
                     
                     
                     
                     
                     
               
                             
           
           
           
           
               
               
               
               
             
           
             
             
           
             
           
             
           
            