O Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia, no Meio-Oeste catarinense, conquistou o 2º lugar no Desafio Nacional de Trauma, realizado entre os dias 22 e 26 de outubro, em Vitória (ES). A equipe foi representada pelos bombeiros Luiz Carlos Benini, de 39 anos, e Apolline Parise Mass, de 27, que competiram com profissionais de todo o Brasil em três dias de provas intensas voltadas a resgates veiculares e atendimentos a vítimas de trauma.
O evento, promovido pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (Abres), teve o objetivo de fortalecer os protocolos de atendimento, a tomada de decisão e o trabalho em equipe em situações de emergência. Durante as provas, são montados cenários simulados de acidentes reais, com vítimas apresentando ferimentos semelhantes aos encontrados no dia a dia das corporações, como acidentes de moto, quedas de altura, amputações e perfurações por arma branca ou de fogo.
Segundo Luiz Benini, as avaliações focam na eficiência do atendimento pré-hospitalar, com o intuito de aprimorar os procedimentos realizados antes da chegada ao hospital.
“Essas seletivas nos proporcionam ter contato com os melhores profissionais do Brasil, e assessores que são referência nos atendimentos pré-hospitalares”, explicou Luiz.
Com o resultado, a equipe de Concórdia, que já soma seis participações em competições nacionais, estaduais e mundiais, garantiu vaga para o Desafio Mundial de Trauma, que acontecerá entre 18 e 23 de novembro de 2026, no Rio de Janeiro.
“A importância de conquistarmos o pódio mostra que a nossa instituição está comprometida com a melhoria dos atendimentos que realizamos e estamos sempre buscando novas atualizações nacionais e mundiais", expressou.
Para a próxima competição, Luiz e a colega pretendem desenvolver muitos treinos e estudar as guias de pontuação como forma de preparação. “Sabemos que quem participa são muito bons, mas pretendemos ficar em uma boa colocação”, completou.
Oeste Mais