Notícias

CyberGAECO deflagra Operação para o combate ao comércio ilegal de medicamentos abortivos

Estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e bloqueados sites relacionados à prática criminosa investigada, incluindo, a remoção dos anúncios disponíveis em mecanismos de buscas. Já foram apreendidos medicamentos de comercialização ilegal, inclusive hormônios para indução de parte. Duas pessoas foram presas em flagrante.

CyberGAECO deflagra Operação para o combate ao comércio ilegal de medicamentos abortivos
Foto: GAECO / Divulgação
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), por meio do CyberGAECO, deflagrou na manhã desta sexta-feira (17) a Operação "Bioleak" para desmantelar a rede de comercialização clandestina de medicamentos abortivos em plataformas digitais.

Em apoio à 7ª Promotoria de Justiça de Joinville, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Joinville e Balneário Camboriú contra duas investigadas.

Prisões em flagrante e riscos à saúde

As investigadas eram responsáveis por administrar sites e diversos anúncios em plataformas de e-commerce. Além da venda de medicamentos de comercialização proibida, elas também ofereciam suporte para a prática de aborto, o que, segundo o GAECO, colocava em risco a saúde de diversas mulheres.

Durante o cumprimento dos mandados, foram encontrados medicamentos de comercialização proibida em posse de uma das investigadas, incluindo hormônios para indução de parto. Duas pessoas foram presas em flagrante.
Rede Criminosa Digital

A investigação revelou que a rede criminosa atuava de forma coordenada, utilizando diversos sites e anúncios com conteúdo semelhante para a venda ilegal.

Por determinação judicial da Vara Regional de Garantias da Comarca de Joinville, foram deferidos os pedidos de bloqueio dos sites relacionados à prática criminosa e a remoção dos anúncios disponíveis em mecanismos de buscas na internet.

O CyberGAECO agora irá analisar o material apreendido para identificar outros envolvidos e aprofundar a investigação sobre a extensão da rede. O processo tramita sob sigilo.

O que significa "Bioleak": O nome da operação faz alusão aos termos "Bio", que remete à vida e saúde, e "Leak" (vazamento/exposição), relacionado à publicação indevida dessa rede de comércio ilegal de medicamentos abortivos. Segundo o GAECO, o título simboliza a preservação de novas vidas, reforçando o compromisso de combater o aborto ilegal e garantir o direito à vida.

GAECO

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Sexta
Máxima 21º - Mínima 16º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Sábado
Máxima 20º - Mínima 13º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Domingo
Máxima 19º - Mínima 9º
Céu limpo

Segunda
Máxima 22º - Mínima 8º
Céu limpo

Terça
Máxima 24º - Mínima 8º
Céu limpo

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.