Santa Catarina e pelo menos outros oito estados do Brasil registraram falta de energia elétrica durante a madrugada desta terça-feira (14). Conforme as companhias de energia que atuam no país, o caso aconteceu após uma interferência no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetar o fornecimento de energia elétrica. Com informações do g1.
Nas redes sociais, diversos usários publicaram que houve falta de energia elétrica em Balneário Camboriú, e em Navegantes, no Norte Catarinense. O NSC Total entrou em contato com a Celesc para confirmar as informarções, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem.
Além de Santa Catarina, há relatos de que o apagão também tenha sido registrado em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. Somente no Rio de Janeiro, a falha afetou cerca de 450 mil clientes, segundo a companhia de distribuição de energia Light.
A empresa do Rio de Janeiro afirmou que, por conta de uma falha no SIN, o Esquema Regional de Alívio de Carga teve que ser acionado. No estado, moradores ficaram sem energia elétrica por cerca de 30 minutos.
No Amazonas, a empresa Amazonas Energia informou que a falha afetou as cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara. A interrupção durou cerca de 1 hora e foi reestabelecida às 00h25, segundo a companhia.
Em São Paulo, a Enel, empresa responsável pelo fornecimento de energia, se limitou a dizer que a falha ocorreu nacionalmente.
Veja quais estados foram afetados pela apagão nesta madrugada
- Santa Catarina
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Pernambuco
- Bahia
- Amazonas
- Minas Gerais
- Goiás
- Rio Grande do Norte
NSC