Em Maravilha, a Avenida Sete de Setembro se encheu de simbolismo, patriotismo e celebração na manhã deste domingo. Carregando no próprio nome a referência à data histórica, o local foi, neste ano, palco do Desfile Cívico em comemoração aos 203 anos da Independência do Brasil. O desfile contou com a participação de autoridades, forças de segurança e salvamento, escolas, bandas e fanfarras do município, e a presença da comunidade.
A solenidade teve início com o protocolo oficial, que contou com a presença de autoridades. Estiveram no palco o prefeito de Maravilha, Vinicius Ventura, a vice-prefeita Nadia Signor e seu esposo Janir Signor, além do colegiado de secretários. O Poder Legislativo foi representado pelo presidente da Câmara Municipal, Gilmar Castanha, e demais vereadores do município; Também ocuparam lugar de destaque o Juiz de Direito da 1ª Vara da Comarca de Maravilha, Dr. Solon Bittencourt Depaoli; o Comandante da 3ª Companhia Bombeiro Militar em Maravilha, Major BM Glaycon Jean Reitz, o Comandante da Polícia Militar de Maravilha, Capitão PM Júnior Tatsch; o Delegado de Polícia da Comarca de Maravilha, João Luiz Miotto; e a Coordenadora Regional de Educação de Maravilha, Adriana Meneghetti. Em um momento de emoção e respeito à pátria, todos os presentes se colocaram em posição de sentido para execução do Hino Nacional Brasileiro, o qual foi apresentado por Katiúcia Regina no vocal e Thiago Menegat e Eduardo Turcatto nas guitarras.
Durante os pronunciamentos, o prefeito Vinicius Ventura e o presidente do Poder Legislativo, Gilmar Castanha, destacaram a importância da data e ressaltaram o envolvimento e a participação da comunidade.
Na sequência, as instituições de ensino do município desfilaram em ordem definida por sorteio. Participaram:
- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE);
- Grupos da Educação Infantil (CEI Monteiro Lobato; CEI Branca de Neve; CEI Pequeno Príncipe; CEI Erica Maldaner; CEI Cinderela; CEI Luisa Wilder Schmitt; CEI Proinfância Criança Sorriso, CEI Pequeno Polegar; CEI Cantinho Feliz; CEI Chapeuzinho Vermelho; CEI Silvia Ebert; CEI Criança Feliz; CEI Patrícia Roman; CEI Mágico de OZ; e Consoladora);
- Centro Educacional Monteiro Lobato;
- Escola Dom Sistema Educacional;
- Escola de Educação Básica Santa Terezinha;
- Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA);
- Centro Educacional Vereador Raymundo Veit;
- Escola de Ensino Fundamental Juscelino Kubitschek de Oliveira;
- Escola de Educação Básica Estadual João XXIII;
- Centro Educacional Mundo Infantil – CAIC;
- Escola de Educação Básica Nossa Senhora da Salete.
O encerramento do desfile ficou por conta da Banda Marcial Cidade das Crianças. Todas as instituições e entidades que passaram pela avenida demonstraram espírito cívico, respeito e valorização da cidadania e da pátria, em cada passo da marcha. A comunidade acompanhou atenta e emocionada, aplaudindo a postura e o compromisso demonstrados por todos os participantes.